Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
A resistência do aterramento é o quociente entre a tensão que o aterramento se eleva em relação a um eletrodo remoto, (ou seja, que tenha resistência mútua nula com o aterramento sob ensaio) pela corrente injetada neste aterramento, conforme Fig. 1.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis.
E agora, qual o fio vermelho (ou azul) daqui de baixo corresponderia ao vermelho (ou azul) lá de cima no teto? Se os “eletricistas” seguissem a regra de usar azul para neutro, verde ou verde/amarelo para terra (ou PE), vermelho para fase e preto pare retorno já ajudaria muito.