Período de incubação da escarlatina: de 2 a 5 dias, sendo discutível a transmissão nessa fase da doença. Período de transmissibilidade: a transmissão tem seu início junto com os primeiros sintomas. Nos casos não tratados e sem complicações dura de 10 a 21 dias.
Bactérias são transmitidas pelo contato direto com pessoas infectadas, ou por gotículas exaladas por uma pessoa que esteja contaminada. A melhor forma de prevenir escarlatina é evitando o contato com pessoas infectadas.
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades básicas de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.
As manchas vermelhas na pele em adultos podem estar relacionadas com doenças como Zika, rubéola ou uma simples alergia.
As manchas escuras que surgem no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo podem ser causadas por fatores como exposição solar, alterações hormonais, acne ou feridas na pele.
Passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa; Hidratar diariamente a pele de todo corpo e rosto, com cremes próprios para cada tipo; Evitar a exposição solar excessiva; Não espremer espinhas ou cravos, que podem deixar marcas escuras na pele.