Ao vestir o Parangolé, o participante se constitui obra de arte e supera a ideia de suporte para a capa. De acordo com Oiticica (2010, p. 13), há uma "incorporação do corpo na obra e da obra no corpo". ... A vivência é o que pulsa nesse movimento criado pelos novos espaços concebidos ao artista e aos participantes.
Parangolé é uma obra híbrida e livre, rompe com. a arte tradicional e faz uma mistura de linguagens. ... arte híbrida porque faz uma junção das várias linguagens artísticas.
A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.
A obra Parangolé, no entanto, consiste no gesto simples, desprovido de acessórios, de se vestir da peça (tal como se veste uma roupa) e de se mover com ela como se fosse, ao mesmo tempo, um estandarte de festa e de protesto.
Os parangolés, capas coloridas, afirmaram a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra e o participador dançarino. Dissolve-se assim as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial.
O parangolé tem a função geralmente de enganar uma pessoa através da lábia. O que é: É um objeto artístico cujo conceito foi criado pelo artista brasileiro Hélio Oiticica.
A arte propositora pode ser entendida como um mecanismo da arte onde os artistas utilizam de sua relação comunicativa de maneira intensa, e, direta, expondo uma estética comunicativa que envolva os espectadores em um determinado propósito, passando assim intensidade nas obras, peças, e, expressões corporais elencadas . ...
Sim, a arte pode sim comunicar uma ideia. Assim sendo, tal questão ocorre pelo fato de como a arte é exposta, com isso, pode - se ver sua expressão desde bens materiais até bens imateriais. Dessa forma, cada arte expressa uma ideia diferente, o que gera um enriquecimento artístico.
Resposta. Resposta: Normalmente,o nome da obra,está relacionada a mensagem que o pintor quer passar para quem está visualizando sua obra. ... pintor sempre quer passar uma mensagem através de suas artes.
"O contato com a manifestação artística possibilita o cultivo da sensibilidade. ... O juiz lida com vidas humanas e é importante que ele se abra à arte e aos fenômenos sociais" , frisa.
Por meio de obras de arte o artista se comunica com os outros seres humanos, independentemente do tempo e do espaço que a obra foi criada. Dessa forma, a obra de arte é considerada uma mensagem. Originalmente, uma mensagem é portadora de sentido e é veiculada sob a forma de linguagem.
O processo de criação dentro da arte se refere a comunicação do indivíduo através dos elementos artísticos que ele dispõe e desenvolve. A arte parte da linguagem que é falada através da ação do artista. A criatividade move o mundo a partir da inovação e isso não é diferente no campo empresarial.
Artes cênicas: são as expressões que envolvem o movimento do corpo e incluem dança e teatro; Literatura: abrange os romances, poemas e outras formas de histórias produzidas em texto; Música: canto e música instrumental.
(WIKIPEDIA) Estas formas de expressão são chamadas de linguagens artísticas, e o homem se manifesta através da arte desde o desenvolvimento de sua capacidade criativa ainda quando habitava as cavernas, e foi através das linguagens da arte que a humanidade registrou sua história e evolução. ... Por isso estudamos arte!
Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…
Resposta: Faz parte porque a arte é uma forma de linguagem visual, onde identificamos coisas apenas ao olhar. Poemas são artes e linguagens, textos, etc.
O homem procura expressar seus sentimentos através dessas linguagens, seja nas cores, sons, luzes, movimentos, gestos,etc. ... À medida que o indivíduo passa a dar significados a essas organizações, as mesmas transformam-se em pintura, música, desenho, teatro, dança, fotografia, e outros.