Libra (astrologia)
Desde 2015, todos os cursos de formação de professores, ou seja, as licenciaturas, e também os bacharelados em Fonoaudiologia, devem oferecer a disciplina de Libras. A obrigatoriedade parte de um decreto assinado em 2005, que regulamenta a Língua Brasileira de sinais (Libras).
Sejam surdos ou ouvintes, os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Entre as atribuições do tradutor e intérprete de Libras estão efetuar a comunicação de surdos com ouvintes, com outros surdos e com cegos; interpretar atividades didático-pedagógicas em escola do nível fundamental; atuar em processos seletivos; apoiar o acesso a serviços públicos; e prestar seus serviços em depoimentos ...
O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre o aluno surdo, o professor, colegas e equipe escolar. Seu papel em sala de aula é servir como tradutor entre pessoas que compartilham línguas e culturas diferentes. ... Seu contato com os alunos surdos não poderá ser maior que o do professor de sala.
O intérprete atua como ponte entre o professor, o conteúdo e o aluno dentro da sala de aula. Podemos concluir que o intérprete desempenha um papel inestimável, pois lida com a comunicação, parte essencial do processo de ensino-aprendizagem.
2 Um novo profissional no cenário educacional: o TILS O TILS é o profissional que tem a função de interpretar duas línguas: a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa.
LEI Nº 12.
O reconhecimento da LIBRAS como primeira língua da comunidade de surdos está amparada pela Lei nº 10.
1857
18 da Lei nº 10.
DECRETO Nº 9.
Esta lei foi regulamentada pelo DECRETO 5626 de 2005. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. ... 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Federal nº 9.