substantivo masculino Isótopo pesado do hidrogênio, símbolo D, e massa atômica 2, que se encontra na água pesada.
Os três isótopos estáveis de hidrogênio:prótio , deutério e tritium.
(Mack-2007) Quando o isótopo do hidrogênio, 1 1 H, cede um elétron, resulta numa espécie química constituída unicamente por A) um nêutron. ... E) um próton, um elétron e um nêutron.
1
O processo de separação dos componentes atômicos (hidrogênio e oxigênio) da água (H2O) por meio da eletricidade é chamado de eletrólise. Este é um experimento de grande impacto, uma vez que os dois gases podem ser usados isoladamente e que o hidrogênio é uma das maiores fontes de energia limpa à qual temos acesso.
O hidrogênio não se enquadra em nenhuma família da tabela periódica, por se tratar de um gás que possui apenas um elétron e adquire estabilidade com apenas 2 elétrons no total (H2), e não 8, como ocorre nos demais elementos da tabela periódica. Além disso, não possui nêutrons em seu núcleo.
Este gás é inflamável, incolor, inodoro, e insolúvel em água. O hidrogénio, por possuir propriedades distintas, não se enquadra claramente em nenhum grupo da tabela periódica, sendo muitas vezes colocado no grupo 1 (anteriormente chamado de 1A) por possuir apenas 1 eletrão na camada de valência (ou última camada).
Pode-se dizer que o hidrogênio não pode ser classificado em nenhum grupo de elementos químicos, pelo simples fato de que esse elemento possui apenas um elétron. Nenhum outro elemento químico da tabela periódica possui tal peculiaridade.
Produção de hidrogênio emite carbono O hidrogênio puro ainda não é comumente utilizado como combustível. Ele pode ser produzido diretamente a partir da água por eletrólise, mas quase todo o hidrogênio atualmente em uso é gerado a partir da transformação a vapor do metano ou da gaseificação do carvão.