Atividades para desenvolver nesta semana O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.
Por que existe o Dia Mundial do Meio Ambiente? O dia 5 de junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo na capital da Suécia, em 1972, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.
dia 5 de Junho
A resolução 001/86 – CONAMA define impacto ambiental como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as ...
Para um plano de aula no Dia do Meio Ambiente você pode realizar diversas atividades
A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida. Também visa assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente:
Até com os bebês é possível trabalhar o tema do meio ambiente. Pode-se começar, por exemplo, oferecendo a eles materiais diferentes da natureza, como frutas, pedras e folhas e convidá-los a sentir o odor, a temperatura e até o gosto se for o caso.
E é fundamental que a consciência ambiental seja desenvolvida desde a infância. ... O Projeto Meio Ambiente para Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como objetivo incentivar os cuidados com o meio ambiente. Além disso, os pais também podem utilizar as ideias e incentivar seus filhos em casa.
Meio ambiente: o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Já sobre comunidade, seu significado é este: conjunto de seres vivos que vivem em uma mesma região.
A Educação Ambiental, além de ser uma ferramenta para o ensino infantil, enfatiza também a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e a sociedade. Assim, proporcionando espaços para que as crianças sejam ativos e construtores de seu próprio conhecimento, tirando suas próprias dúvidas.
Através da instalação de diferentes lixeiras — uma para cada tipo de lixo —, pode-se incentivar os alunos a realizarem a separação correta de todo o lixo gerado na escola. Dessa forma, também é possível organizar a entrega dos materiais reaproveitáveis para quem possa se beneficiar deles.
Atividades para trabalhar a semana do meio ambiente em sala de aula
Ajudando o Meio Ambiente
10 atitudes que podem salvar o planeta
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Você sabia que existem 5 tipos de meio ambiente?
Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
Aspectos ambientais são entendidos como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Eles podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, positivos ou negativos.
A composição do solo conta com alguns elementos básicos, como a rocha, o ar, a água e a matéria orgânica, que é formada por restos de animais e plantas. O solo também sofre a influência de elementos do clima, como a chuva, o vento e a mudança da temperatura.
Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).
Os elementos naturais são todos os outros, ou seja, do Hidrogênio (Z=1) até o Urânio (Z=92), exceto os citados anteriormente - Tecnécio e Promécio -, ainda que alguns autores tratem o Astato (Z=85) e o Frâncio (Z=87) como artificiais, devido a extrema raridade dos mesmos.
Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório. ... Transurânicos: elementos com número atômico superior a 92. Exemplos: Plutônio (Pu), Mendelévio (Md), Unúmbio (Uub).
Os elementos químicos, também chamados de substâncias simples, são elementos formados por átomos. Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92 são naturais (encontrados na natureza) e 26 são artificiais e produzidos de maneira artificial.