DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Trata-se de uma guia de pagamento que unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional.
Calculo do Simples Nacional 2020
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 152, de 18 de março de 2020, que prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional. ... O período de apuração Fevereiro de 2020, com vencimento em 20 de março de 2020, está com a data de vencimento mantida.
Prorrogação do prazo para entrega da DEFIS e pagamento dos tributos do Simples Nacional e MEI - ... Neste momento, o PGMEI foi alterado para permitir a apuração e geração de um único DAS do PA 03/2021, com valor integral e com a data de vencimento da primeira quota.
Por conta do avanço da pandemia que afetou a economia como um todo, a Receita Federal prorrogou a data de vencimento da guia DAS do Simples Nacional, nas competências de março, abril e maio de 2021.
A data de vencimento, que originalmente seria 20 de fevereiro de 2021, passa a ser 26 de fevereiro. A medida tem como objetivo atender os contribuintes que fizeram a opção pelo Simples Nacional até esta sexta-feira (29), último dia do prazo; para que possam regularizar as pendências a tempo e ter a opção aprovada.
O vencimento ocorre no dia 20 de cada mês, no entanto, os contribuintes devem estar atentos à prorrogação que foi autorizada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).
É importante lembrar que o atraso do DAS incide multas diárias de 0,33% limitada a 20%. Os juros, são calculados pela taxa SELIC, sendo 1% por mês de atraso. Ou seja, quanto mais tempo esperar para regularizar a situação, maior será a cobrança de juros e multas.
O prazo para o pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais que compõem o Simples Nacional foi prorrogado. Os pagamentos que seriam feitos em abril, maio e junho poderão ocorrer a partir de julho, em seis parcelas. A medida inclui também o Microempreendedor Individual (MEI).
Pagar DAS atrasado: conheça o passo a passo
R$ 57,95. Estes valores entram em vigor a partir de janeiro/2020. Lembrando que a contribuição de janeiro de 2020 tem vencimento em 20/02/2020. O pagamento poderá ser feito por débito automático, pagamento online ou na rede bancária e casas lotéricas, até o dia 20 de cada mês.
No caso do microempreendedor individual, o principal pagamento é da guia DAS MEI. Como a cobrança acontece de maneira mensal, você tem que saber como fazer a emissão corretamente. O processo é realizado online e deve ser executado a tempo da data de vencimento dos impostos.
Você tem três opções:
Saiba como emitir e pagar sua DAS MEI Deve ser pago no dia 20 de cada mês. Essa data é igual para todos e não é possível alterar.
A guia para o pagamento da contribuição mensal do MEI é emitida diretamente no site da Receita Federal na página do Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI (PGMEI). Basta informar o CNPJ da empresa e seguir as instruções até fazer a impressão da guia.