Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
Adoçantes artificiais
Conheça os melhores e mais populares tipos de adoçantes:
Adoçantes naturais
O adoçante feito a partir de xilitol hoje é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. A substância é encontrada naturalmente em frutas e vegetais como morangos, framboesas, cogumelos e couve-flor.
Adoçantes: Confira Os Melhores Tipos Para Comprar
Os calóricos incluem frutose, xylitol e manitol. Esse grupo tem quantidade baixa de calorias e de outros nutrientes, sendo indicado para quem quer perder peso. Já os não calóricos, formados por sacarina, aspartame e estévia, não são metabolizados pelo organismo e podem ser recomendados para diabéticos.
Esse adoçante ou edulcorante de origem sintética é obtido pela transformação laboratorial da sacarose em um composto não calórico. A sucralose é edulcorante, portanto, é uma substância capaz de adoçar alimentos ou bebidas.
Elas são conhecidas como edulcorantes. E existem os nutritivos (aqueles que possuem valor calórico e dão corpo ao alimento) e osnão nutritivos (que não possuem valor calórico e têm doçura acentuada). Vale a pena lembrar que a substância edulcorante é responsável por conferir o sabor doce aos adoçantes.
É aquele que permanece no paladar após a ingestão da bebida.
Edulcorantes são substâncias que possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum. Por essa razão, já há algum tempo, eles têm sidos adicionados a alimentos e bebidas industrializados para substituir a sacarose (açúcar comum). ...
A ANVISA define os edulcorantes como sendo substâncias naturais ou artificiais, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos. Dentre os aditivos edulcorantes mais conhecidos estão o aspartame, a sacarina e o ciclamato, comumente utilizados em adoçantes artificiais ou em refrigerantes light ou diet.
Edulcorantes = São substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento um sabor doce. Flavorizantes = São substâncias ou misturas que adicionadas a um alimento ou medicamento lhes conferem um sabor característico.
É uma substância artificial derivada do petróleo (tolueno mais ácido cloro-sulfônico). O nome escolhido Sacarina, derivado da palavra latina saccharum, que significava açúcar. É usada como adoçante não-calórico, e na medicina quando é contraindicada a ingestão de açúcar. É trezentas vezes mais doce que a sacarose.
Os adoçantes ajudam a reduzir a ingestão de açúcar e, ao contrário do açúcar comum, a sacarose não promove o crescimento de bactérias que causam cáries. Os adoçantes não calóricos não são carboidratos. Assim, ao contrário do açúcar, os adoçantes geralmente não elevam os níveis de açúcar no sangue.
A sucralose é o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, inclusive por fenilcetonúricos, gestantes, crianças e diabéticos. A stevia é vista como um edulcorante natural, pois tem como origem uma planta. ... A sacarina e o ciclamato são adoçantes artificiais.
5 benefícios dos adoçantes a base de sucralose
“Adoçantes artificiais alteram as bactérias intestinais, o que pode levar ao ganho de peso e ao risco de diabetes tipo 2”, diz Clifton. Nos últimos 20 anos, o número de crianças que bebem bebidas dietéticas triplicou e número de adultos aumentou 54%.
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
Um dos principais benefícios da Sucralose realmente é a baixa caloria que ele representa em bebidas e alimentos. Muita gente investe no consumo da Sucralose para administrar melhor a vontade de doces, prezando sempre pela saúde e pela estética.
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.