A farinha de coco está disponível nas versões mais escura e mais clara e junto com a farinha de amendoim completa a dupla de farinhas low carb mais baratas. Ela é a mais low carb, menos calórica e mais barata das farinhas low carb.
Farinha De Amêndoas
A farinha de trigo integral é ótima para substituir a farinha branca, porque tem um alto teor de fibras. Cada 100 gramas fornece cerca de 8,6 g de fibra, ao contrário da farinha de trigo branca que fornece apenas 2,9 g.
Quer eliminar a farinha branca da sua alimentação? Veja 5 opções para substituí-la
Farinha de aveia
óleo de canola
E quais farinhas ajudam no emagrecimento?
óleo de milho
Justamente por deixar o bolo mais fofo, o óleo é mais indicado para aqueles que podem ir ou devem ir para a geladeira, com recheios mais pastosos, como mousses e chantilly. Já a manteiga, que ao ficar gelada endurece e quebra, assim também deixará a massa do bolo se ele for para a geladeira.
O professor acredita que o "óleo ideal" para cozinhar seja o azeite, porque "tem 76% de lipídios monoinsaturados, 14% saturados e apenas 10% polinsaturados".
Ao ser bem distribuída entre o miolo e a casca, a matéria graxa impede a evaporação da gordura, não deixando o pão secar. Portanto, produtos mais gordurosos aguentam mais a ação do tempo sem a perda de sabor ou textura.
leite — retarda a fermentação e melhora a coloração e consistência de algumas massas; gorduras — margarina, banha e outras gorduras animais ou vegetais podem ser utilizadas para melhorar a consistência do pão, dando maciez.
Para substituir a manteiga em receitas, use margarinas que contenham mais de 70% de lipídios. Óleo vegetal – Esta é uma opção segura para os alérgicos ao leite. Para cada colher de sopa de manteiga (12g) você pode usar 1 1/2 colher de sopa de óleo.
Mais Açúcar! ... O açúcar tem uma função muito importante na indústria de panificação. Além de promover sabor agradável, leveza e maciez à massa, ele contribui para a fermentação. E é este o seu papel principal: permitir o desenvolvimento da fermentação.
O sal fortalece o glúten da farinha, deixando a massa mais elástica. Isso porque os íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-) que formam o sal aproximam as cadeias de proteínas, contribuindo assim para que a massa do pão fique mais forte e menos pegajosa.
Apesar de não ser considerado ingrediente básico, o ovo é largamente utilizado em produtos de panificação, em várias funções. Proporciona sabor, cor, contribui para a formação estrutural da massa, incorpora ar quando batido, providencia líquido, gordura e proteína e emulsifica gordura e ingredientes líquidos.
A água é fundamental na panificação, seja hidratando os ingredientes, facilitando a formação da rede de glúten ou controlando a fermentação. Entretanto, se utilizada com volume e temperatura incorretos, a umidificação pode comprometer tanto a qualidade quanto a produtividade em sua padaria.
Água. A água é um dos principais ingredientes do pão, sem ela seria impossível a formação da massa, pois é ela quem hidrata a farinha, assegurando a união das proteínas que darão origem ao glúten, propicia um meio adequado para o desenvolvimento da atividade enzimática e determina a consistência da massa.
É válido mencionar, ainda, que, além desses processos principais, a água também atua no controle da consistência e da temperatura da massa (por meio do resfriamento ou do aquecimento), no controle da palatabilidade e da maciez do pão, na homogeneização dos demais ingredientes e na dissolução dos sais.
A adição do Soro de Leite em pães favorece um miolo mais macio e sedoso, crosta do pão com uma cor marrom dourada bonita, retarda o envelhecimento do pão em prateleira e deixa o pão com um leve sabor lácteo, ou seja, de leite. Dosagem: 2 a 4% sobre o peso da farinha.
Influencia beneficamente sobre a crosta e a crocância dos pães; Atua sobre a amilose e a amilopectina, os componentes do amido; Prolonga a vida útil do produto; Interage com o glúten, resultando na obtenção de pães e bolos com maior volume final e melhor estrutura.
Outros: Pãezinhos de queijo, Pão de cebola, Breadsticks,Pão de batata, Pão de alho, Pãezinhos de coco.
As principais etapas do processo da produção de pão