ERGONOMIA NO POSTO DE TRABALHO É uma unidade produtiva envolvendo um homem e o equipamento que ele utiliza para realizar o trabalho, bem como o ambiente que o circunda. Assim, uma fábrica ou um escritório seriam formados de um conjunto de postos de trabalho.
O posto de trabalho representa um agrupamento de características pré-determinadas para a ocupação de uma posição por um determinado colaborador na empresa.
A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:
A análise das propriedades biomecânicas do aparelho locomotor, tais como as posturas dinâmicas, a mobilidade articular e a força muscular, são alguns dos métodos utilizados pela Biomecânica Ocupacional para determinar os limites e capacidades humanos para a realização de tarefas laborais sem o risco de lesões.
A biomecânica utiliza como métodos de medição de seus parâmetros quantitativos a cinemetria, a eletromiografia, a dinamometria e a antropometria3,4.
De acordo com Amadio (1996) e Baumman (1995), os métodos de medição utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento são a Cinemetria, a Dinamometria, a Electromiografia e, a Antropometria.
A Biomecânica tem acompanhado o ensino das técnicas associando a prevenção músculo-esquelética do indivíduo nas ações cotidianas, evitando assim que certos esforços desnecessários possam danificar suas estruturas e que sua ação motora seja racionalizada.
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo. ...
Vejamos então algumas competências importantes que um fisioterapeuta deve ter ou buscar:
Sucesso profissional: como se tornar referência como...
O FISIOTERAPEUTA. O profissional da Fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas.
Além de serem responsáveis pelo diagnóstico e tratamento inicial, profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) coordenam iniciativas de prevenção nas comunidades. Nesse contexto, o fisioterapeuta está apto a integrar as equipes da APS.
Se o foco do profissional, no entanto, é adentrar em uma área que vem ganhando cada vez mais adeptos e abrindo espaço para a atuação do fisioterapeuta, a dica é se especializar em Fisioterapia Desportiva, especialidade com mais evidência atualmente.
Fisioterapeuta Respiratório: R$ 2.
Fisioterapia: 4 áreas que estão em alta no mercado