O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença. O médico também pode solicitar teste de anticorpos para verificar sinais de infecção e para formas graves ultrassonografia.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação.
O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho.
Transmitida pelo contato com as fezes de cães contaminados. Tem sintomas variados, que vão desde febre até problemas graves de visão. A contaminação pode comprometer a musculatura, os olhos e os pulmões.
A espécie que mais comumente ataca os gatinhos é a Toxocara cati. O pet pode se contaminar ao entrar em contato com as larvas e, geralmente, é comum em gatos que acessam a rua. Porém, a forma mais comum de contágio é entre mãe e filho, já que o verme pode ser transmitido para o filhote ainda dentro do útero.
Geralmente, os remédios atuam de forma rápida. Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações.
Quantas doses de vermífugo o filhote deve tomar? A vermifugação pode ser iniciada já nos primeiros 15 dias de vida, dividida em 3 doses. Isso é importante para que o seu pet, se já tiver algum tipo de verme, não sofra obstrução intestinal.
O vermífugo Top Dog da Ouro Fino é uma opção acessível e mais completa para a saúde do seu cãozinho. Trata a Giárdia, além de agir no combate e controle dos vermes chatos e redondos. A caixa contém 4 comprimidos e a dosagem recomendada é de 1 comprimido para cada 10 kg do cão.
Tipos de vermífugos A Chemitec, indústria farmacêutica para o segmento pet, conta com a linha completa de vermífugos — Chemital, medicamento de via oral, ou seja, em comprimidos e de amplo espectro. Os filhotes contam com o Chemital Puppy, que atende aos filhotes de cães e fêmeas prenhes.
O tratamento antiparasitário com a ivermectina veterinária causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação. O seu uso é indicado para cães e gatos, sendo que o medicamento também é utilizado no tratamento de verminoses em humanos.
Chemital: o Melhor Vermífugo para Gatos. Encontrar o gato com sintomas de vermes é uma situação desoladora para os donos.
Vermifugação em gatos Assim como os cães, os gatos devem receber a primeira dose do vermífugo entre 15 e 30 dias de vida (de acordo com avaliação e prescrição do médico veterinário). A segunda dose é aplicada 15 dias depois da primeira. Após essa fase, a vermifugação é mensal até o sexto mês.
Drontal® deve ser administrado por via oral em dose única. Caso necessário, o produto pode ser administrado com ração, carne ou peixe, sendo muito bem tolerado e dispensado regime especial ou jejum prévio.
O Vermífugo Drontal Gatos é indicado para o tratamento e controle das verminoses intestinais em gatos, apresentando excelentes resultando contra parasitas cestoides (vermes chatos) e nematódeos (vermes redondos).
Drontal Puppy deve ser administrado exclusivamente por via oral, com auxílio da seringa dosadora. O produto é muito bem tolerado, dispensando regime especial ou jejum prévio. Agite bem, antes de usar.
O principal objetivo de um vermífugo é acabar com os helmintos, como também são conhecidos os vermes, que possam estar no organismo do animal. Os vermes que atingem os cães e gatos são seres parasitários que se instalam na corrente sanguínea do pet e se alimentam do sangue e dos nutrientes do hospedeiro.
Quando ele estiver tranquilo, segure o comprimido na sua frente e coloque dentro da boca com o aplicador. Massageie a garganta de seu pet para que ocorra a deglutição. Não force e nem tente enfiar o remédio no fundo da garganta, isso o deixará estressado e agressivo.
ADMINISTRAÇÃO: Administrar por via oral, diretamente na boca do animal ou diluído com água ou leite ou ainda misturado ao alimento. Quando diluído ou misturado ao alimento, o medicamento deve ser ingerido imediatamente.