746 955 hab. Cód. telef. A Guiana (pronunciada Gú-i-âna) (em inglês: Guyana, pronunciado: [ɡaɪˈɑːnə, ɡaɪˈænə]) ou Guyana, oficialmente República Cooperativa da Guiana (em inglês: Cooperative Republic of Guyana, pronunciado: [kɔ.
O termo guiana significa "terra de muitas águas" em língua aruaque. ... Até a primeira metade do século XX, as Guianas eram pertencentes aos países europeus: aos Países Baixos (o atual Suriname), ao Reino Unido (a atual Guiana), enquanto a Guiana Francesa é um departamento de ultramar da França.
Considerada um território ultramarino e não um país, a Guiana Francesa faz fronteira com o Brasil e com o Suriname. A fronteira entre Brasil e Guiana Francesa tem 730 quilômetros, dos quais 427 são de rios, e teve sua travessia facilitada em 2017, com a inauguração da Ponte Binacional Franco-Brasileira.
Guiana Francesa
A Guiana Francesa, localizada na América do Sul, é um território ultramarino da França. A Guiana Francesa é um território localizado na América do Sul que faz fronteira com o estado do Amapá, cortado pela linha do Equador apresenta elevadas temperaturas.
A França faz fronteira com Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e os principados de Andorra e Mônaco.
O nacional da Guiana Francesa é chamado de guianês ou franco guianês, dada o território ser um ultramarino da França.
Guianês ou guianense é o natural ou habitante das Guianas, como poderá ver em qualquer dicionário. Guianeses ou guianenses, no plural.
O nome oficial do pais é República do Suriname (Republiek van Suriname), quem nasce lá é denominado Surinameso e a data nacional é 25 de novembro (Independência). A capital é Paramaribo, que também é a cidade principal. O regime do governo é república presidencialista.
A Guiana Francesa é o maior e mais antigo território ultramarino francês! ... Isto significa que a Guiana Francesa é, na realidade, uma extensão do território francês, integrando também à União Europeia, utilizando o Euro como moeda oficial e sendo regida pelas mesmas leis da França.
A economia francesa é uma das mais fortalecidas do mundo, seu parque industrial é bastante diversificado, atua na fabricação de automóveis, aviões, peças, produtos químicos e alimentos. Além da indústria de tecnologia de ponta, que fabrica produtos de informática e suprimentos, artigos eletrônicos e armamentos.
O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio. A Amazônia surinamesa, pouco explorada, é a fornecedora de matéria prima à indústria madeireira.
Neerlandês