Resposta. Explicação: Os paramécios pertencem ao grupo dos Ciliados, ou seja, utilizam-se de seus cílios para se locomover e auxiliar na alimentação.
O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção: Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.
Os protozoários são seres eucariontes, ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca. A maioria destes micro-organismos é heterótrofa, embora alguns sejam autótrofos, produzem clorofila e, com ela, realizam a fotossíntese, o que permite a obtenção de seus próprios alimentos.
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. ... Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade. Exemplos: amebas. Flagelados: Locomovem-se por flagelos e se reproduzem por cissiparidade.
Sarcodíneos ou Rizópodes: Protozoários se locomovem estendendo pseudópodes, extensões que atuam como "falsos pés". Flagelados: Possuem flagelos (longos filamentos que vibram) e se locomovem "nadando". Ciliados: Possuem pequenos cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) e os utilizam na locomoção.
Os flagelados, também chamados de mastigóforos, são aqueles que se locomovem graças ao batimento dos seus flagelos. Os flagelos podem ser únicos, como no Trypanosoma cruzi, ou múltiplos, como na Giardia lamblia.
Locomoção: A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes.
Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides. Os flagelos bacterianos não possuem microtúbulos ou a proteína dineína, sendo formados apenas de uma proteína chamada de flagelina.
Células ciliadas são os receptores sensoriais dos sistemas auditivo e estão presentes em todos os vertebrados. Através da mecanotransdução, as células ciliadas detectam movimento em seu ambiente.
Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.
Os cílios são pequenos e aparecem em grande número na célula, a principal função dos cílios é locomoção da célula; através do batimento desta estrutura celular.
Cílios e flagelos são estruturas celulares móveis com características semelhantes que podem ser encontrados tanto em organismos unicelulares, como protozoários, quanto em células de organismos multicelulares, como nos espermatozoides.
Os cílios são curtos e geralmente há muitos (centenas) cílios por célula. Por outro lado, os flagelos são mais longos e há menos flagelos por célula (normalmente 1-8). Embora eucariótica flagelos e cílios móveis são estruturalmente idênticos, o padrão de batimento dos dois organelos pode ser diferente.
A celha ou cílio (também chamada de pestana) é cada um dos pequenos pêlos que protegem as bordas externas das pálpebras, formando uma espécie de franja protetora do globo ocular. Os cílios são como pequenas vassouras: protegem os olhos de poeira e pequenos insetos que caiam na região.
O ser humano e os outros mamíferos têm células ciliadas no revestimento interno da traqueia e brônquios, que servem para reter muco e poeira que poderiam prejudicar os pulmões, e também nos ovidutos, onde eles ajudam o óvulo a mover-se do ovário para o útero.