O homem cordial é visceralmente inadequado às relações impessoais que decorrem da posição e da função do indivíduo, e não da sua marca pessoal e familiar, das afinidades nascidas na intimidade dos grupos primários”. A não distinção entre o público e o privado também seria uma característica forte do Homem Cordial.
O homem cordial, segundo Sérgio Buarque, precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade – não suporta o peso da individualidade, precisa “viver nos outros”. Essa necessidade de apropriação afetiva do outro pode ser notada, a título de exemplo, até em expressões linguísticas.
Segundo esse conceito, A "hospitalidade" e "generosidade "representam um traço definido do caráter brasileiro . Mas no “homem cordial” , essas virtudes não são sinônimos de bons modos,de bondade ou amizade , é “justamente o contrário da polidez”.
O artigo busca debater alguns paradigmas produzidos por Sérgio Buarque de Holanda, em especial o conceito de “Homem cordial” que, na minha compreensão, refletem o pensamento oligárquico brasileiro, repetindo e aprofundando teses de Gilberto Freyre.
Ato de expressar carinho, afeto e amizade; familiaridade: trataram-na com excesso de cordialidade.
O conceito refere-se à qualidade ou característica de cordial: carinhoso, afetivo. Por exemplo: “Depois do encontro, voltou a cordialidade entre o governo e a oposição”, “O presidente recebeu com cordialidade todos os governadores”, “Não somos inimigos, mas rivais no campo de jogo: sempre houve cordialidade entre nós”.
Os sintomas específicos da apatia incluem:
Uma pessoa apática é aquela que tem suas avaliações prejudicadas pela ausência de estímulo para a tomada de decisões. Alguém sem sentimentos é assim por escolha própria, talvez porque se frustrou muito com as pessoas e decidiu não deixar se envolver mais pelas emoções.
adjetivo Voltado para si próprio. Característica de algo ou de alguém que é compenetrado ou concentrado. [Psicologia] Algo ou alguém que demonstra características de introversão. substantivo masculino Absorto em si mesmo; introverso: caráter introvertido.