O naturalista Charles Darwin fez uma viagem que durou quatro anos e nove meses como objetivo de mapear a costa da América do Sul. Ele não foi convidado para procurar e coletar os materiais, mas sim para fazer companhia ao capitão da embarcação, que buscava uma pessoa com quem pudesse conversar durante a viagem.
A jornada de barco ao redor do planeta, partindo da Inglaterra, aconteceu entre 1831 e 1836 e marcou Charles Darwin. Foi revolucionária e muito mais longa do que o esperado – durou cinco anos em vez de dois.
Darwin, ao visitar a ilhas Galápagos, observou que um grupo de frigilídios era endêmico daquelas ilhas. Esse grupo de espécies ficou conhecido como “Tentilhões de Darwin”. ... Observou também que as sementes eram a principal dieta dos tentilhões que viviam no solo.
Na introdução da obra, logo no primeiro parágrafo, Darwin cita a importância da viagem a bordo do HMS Beagle, na qual ficou “deveras impressionado com certos fatos relativos à distribuição dos seres vivos existentes na América do Sul”, para compor o estudo que revolucionaria as ciências naturais e traria à tona a ...
As ilhas Galápagos foram fundamentais para os estudos de Charles Darwin: nesta região afastada, pertencente ao Equador, o inglês observou parte das espécies que inspiraram sua revolucionária Teoria da Evolução. ... A região adotou o nome das tartarugas gigantes que a habitam e é considerada o laboratório natural de Darwin.
Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.
Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do "princípio da tentativa e do erro"; seres vivos superiores desenvolvem-se, assim, a partir de formas menores. A evolução, que tem como base esse princípio, foi também considerada válida para os seres humanos.
Revolução da agricultura. Outro ponto que proporcionou a evolução da humanidade foi a agricultura, que começou há cerca de 10 mil anos. Em torno de 9500 a 8500 antes de Cristo, os humanos no mundo começaram a semear plantas comestíveis e a domesticar os animais.
Darwinismo é o nome dado à teoria proposta por Charles Darwin para explicar como ocorre a evolução das espécies. Essa teoria criou forma após esse naturalista inglês realizar uma viagem ao redor do mundo a bordo de um navio chamado H.M.S. Beagle.
Para Lamarck a evolução das espécies ocorre devido as modificações que são impostas pelo meio em que vivem. As novas características são adquiridas pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo. Define que, de acordo com a utilização de um determinado membro este seria desenvolvido.
Seleção natural é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.
Estas variações se acumulam com o tempo, se tornam hereditárias e se fixam na população. A principal fonte de toda a variabilidade genética é a mutação. ... Sendo assim, a variação genética é o fator que dará margem para a seleção natural agir nos organismos permitindo a evolução das espécies.