No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. ... No discurso indireto livre o narrador assume o lugar da outra pessoa do discurso, assumindo sentimentos e pensamentos, inserindo-os na sua própria narrativa.
Resposta: O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador, enquanto O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. ...
Resposta. Discurso direto e indireto: As falas de um personagem. Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. ... São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.
Resposta. Resposta: É o travessão. O travessão é um sinal de pontuação da gramática da língua portuguesa pt-br, empregado para indicar interlocuções ou o início de frases.
A expressão dicendi vem do latim e significa “dizer”. É por isso que aqueles verbos empregados com esse sentido também são conhecidos como verbos de elocução/de declaração, ou seja, verbos que apresentam a maneira pela qual alguém se expressa.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
Os verbos de anunciação são os verbos que anunciam a fala das personagens. No discurso direto, eles podem aparecer antes da fala das personagens, depois da fala ou, ainda, no meio da fala.
Resposta. Resposta: 1) São verbos diferentes, significam coisas diferentes, mas são verbos em formas verbais diferentes, em "fala" a sua forma é subjuntiva, indicando uma possibilidade, já em "traduz" é usada a forma imperativa, indicando uma ordem.
Verbos Introdutores O narrador, para introduzir o diálogo, utiliza verbos chamados verbos introdutores, adequando-os à intensidade da voz e aos sentimentos expressos nas falas das personagens, evitando as repetições.
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
Resposta. Resposta: Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
São usados primeiramente para introduzir o discurso direto, quando ocorre a transcrição exata da fala das personagens, mas introduzem também o discurso indireto, quando o narrador reproduzir a essência das falas das personagens com as suas próprias palavras. Verbos de elocução mais utilizados: ... pediu (verbo pedir);
Os verbos que aparecem antes dos dois-pontos são chamados verbos de enunciação ou verbos dicendi. Cite outros verbos que podem ser utilizados antes dos dois-pontos como: disse, contou, perguntou, gritou, respondeu, murmurou...
Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. ... Os verbos que aparecem antes dos dois-pontos são chamados verbos de enunciação ou verbos dicendi.