A primeira diferença existente entre um igreja gótica e uma românica está na fachada. Enquanto a românica apresenta um único portal de entrada, a gótica apresenta três portais de entrada.
A arquitetura românica é basicamente religiosa, as igrejas chamam atenção por serem sempre grandes e sólidas. A arte gótica surgiu na França e se desenvolveu nos séculos XII e XVI. A arte gótica teve na catedral a sua maior expressão. O gótico expressa-se sobretudo na arquitetura, caracterizado pelo verticalismo.
Enquanto no estilo românico o arco era redondo e tinha paredes grossas, no estilo gótico os arcos eram de nervura e as paredes eram esculpidas. Enquanto no estilo românico as janelas eram aberturas estritas e com interiores escuros, no estilo gótico as janelas eram grandes e largas e tinham interiores escuros.
Presentes, principalmente, no interior das igrejas e catedrais, as pinturas e esculturas românicas tinham temática essencialmente didático-religiosas, com produções voltadas para adornar os templos, bem como para instruir sobre os princípios da fé católica.
Qual era o objetivo dos desenhos permitidos pela Igreja durante a Idade Média? ... C- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir amor e paz , inclusive para idosas. D- Esses desenhos tinham como finalidade transmitir os ensinamentos religiosos, inclusive para aqueles que não soubessem ler.
As Igrejas construídas neste modelo eram, então, "Fortalezas de Deus" tanto por suas características físicas externas quanto pelo fato de representarem a luta do Catolicismo contra as heresias e as outras religiões (em especial o Islã), no contexto da Idade Média.
Temas bíblicos e religiosos marcam a pintura românica. Geralmente, essas pinturas adornavam as igrejas e catedrais da época. Era utilizada a técnica do afresco, em que a pintura era feita sobre uma parede úmida. Diversos murais, iluminuras e tapeçarias surgem com temas religiosos.