Tupi
"Aysú" significa amor em tupi-guarani.
Em português: língua brasílica, língua geral, língua geral amazônica, tupi, tupi clássico, tupinambá, tupiniquim. O tupi ou tupi antigo é uma língua tupi extinta que era falada pelas tribos de povos tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI.
Tupi-Guarani não é uma língua mas sim a designação de uma família linguística. Portanto não existe a língua Tupi-Guarani mas existem várias línguas que pertencem à família linguística Tupi-Guarani. ... Dentro desses troncos linguísticos estão as FAMÍLIAS linguísticas e suas respectivas línguas e dialetos.
Caipira – do TG caaipura=de dentro do mato. Nome que os índios do interior de São Paulo deram aos colonizadores. Atualmente é designação genérica dada aos habitantes de regiões do interior do Sudeste e Centro-Oeste. Pessoa do interior, da roça.
Caipira é um termo de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais brasileiros, os moradores da roça. ... O termo "caipira", no entanto, costuma ser utilizado com mais frequência para se referir à população do interior dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
substantivo masculino e feminino [Brasil] Homem da roça ou do mato; matuto, capiau. Pessoa tímida e acanhada.
Nos vocábulos esdrúxulos – música, ridículo, cócega, por exemplo – o caipira sempre suprime a vogal da última sílaba. Dessa forma, música é pronunciada “musca” ou “musga”; cócega, pronuncia-se “cosca”; ridículo, “ridico”.
Forma particular de agir, de se portar, de pensar, de falar ou de realizar algo: fazer as coisas ao seu modo; modo de uma receita; modo de falar. ... [Gramática] Variação verbal que indica o comportamento da pessoa que fala, em relação à ação que está anunciando.
Significado de Dialeto substantivo masculino Variedade regional de uma língua. Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua. ... Etimologia (origem da palavra dialeto). Do latim dialectus.
O que é Dialeto: É normalmente restrito a uma comunidade regional. É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. ... São exemplos de dialetos no Brasil o dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto baiano e o dialeto carioca.
a. Os dialetos são variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua. Os dialetos compreendem variações linguísticas que estão dentro da diversidade linguística, fruto de um processo sociohistórico de construção da língua de cada país.
17. De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o que é correto afirmar sobre os dialetos? Leia as proposições a seguir. ... Os dialetos constituem grande problema aos estudos linguísticos, pois são destituídos de regras.
As vezes, para dar um humor, é usado linguagem caipira, ou dialetos cheios de gírias e piadas para que o texto fique engraçado. Isso tudo é classificado como linguagem coloquial.
As variações linguísticas podem ser diatópicas (regionais), diacrônicas (históricas), diastráticas (sociais) ou diafásicas (estilísticas). Os dialetos pertencem à categoria de variações diatópicas, pois se referem às características do idioma – pronúncia (sotaque), vocabulário, gramática – em determinada região.
Os dialetos e registros são fenômenos que comprovam na prática que não existe um modelo linguístico a ser seguido nas modalidades oral e escrita, visto que as idiossincrasias dos falantes devem ser respeitadas. ...
O registro linguístico ou registo linguístico é a utilização seletiva de uma linguagem para adaptar a expressão a um determinado auditório ou finalidade. ... Outra classificação, simplificada, é a distinção entre linguagem formal e informal, válida tanto para a língua falada quanto para a escrita.