Em relação ao comprimento da rampa, para rotas curtas - até 1,5 metros - a inclinação deve ser inferior a 12%. Para rotas de até 3 metros deve ser menor que 10%, e em seções de até 9 metros menores que 8%, sempre levando em consideração as alturas acima.
Pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas cada calçada deve ter, no mínimo, 1,20 metro de largura, livre para circulação. Esse limite, no entanto, nem sempre é respeitado. Na maioria das cidades, o dono do imóvel é quem deve construir e cuidar das calçadas. E a fiscalização cabe às prefeituras.
Ela deve ter, no mínimo 1,20 m de largura, não apresentar nenhum desnível, obstáculo de qualquer natureza ou vegetação. Essa faixa tem de ter superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição, ou seja, não pode ter qualquer emenda, reparo ou fissura.
É proibido construir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho. O Código Civil traz normas sobre o direito de construir e determina que o proprietário tem liberdade para construir o que quiser em seu terreno, desde que respeite as normas administrativas de construção e não viole o direito dos vizinhos...
O recuo frontal é a medida, além da calçada, que deve ser deixada livre de edificações. ... Ou seja: um recuo frontal de quatro metros, que valia há 20 anos, pode passar a ser de cinco metros para novas construções.
Quando falamos de segurança, não diferença entre um lote de esquina e um comum. Quem pensa em construir para investir, vale ressaltar que num lote de esquina você pode construir até 3 casas, enquanto num lote de meio de quadra, são no máximo duas casas.
Um terceiro fator a ser considerado na determinação do valor deste imóvel é o fator esquina ou múltiplas frentes. Para se ter uma idéia, os terrenos de esquina podem chegar a valer até 25% mais do que um outro de meio de quadra.
Uma dica para aproveitar bem o espaço é usar a lateral que fica para a rua como parede da casa. Junto das grades na parte frontal, isso ajuda a aumentar a sensação de amplitude do terreno.
Uma das coisas que você pode fazer para aproveitar o terreno e ganhar espaço na sua construção é evitar as barreiras físicas entre ambientes, sempre que possível. Quanto menos divisórias e paredes existirem separando os cômodos, maior a sensação de amplitude do espaço e mais uniforme a distribuição da iluminação.
Em terrenos triangulares, temos diversas formas de trabalhar, a posição do sol é muito importante, e também a melhor maneira é utilizar as arestas perpendiculares (retas) para melhor aproveitar os espaços e lançar a área de lazer e piscina na caixa onde forma o triângulo.
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.