Ou seja, é um balancete de todas as contas em movimentação da empresa, incluindo o saldo. O balancete de verificação oferece ao contador e ao empresário um verdadeiro raio-x da saúde financeira do negócio e, ainda, confere se os lançamentos contábeis de um determinado período estão corretos.
Não há uma regra única para a elaboração do balancete mensal. Afinal, existem muitos modelos que podem ser seguidos. Em suma, o balancete deve ser composto por 4 colunas, sendo duas colunas destinadas ao movimento e as outras duas direcionadas ao resultado.
Para fazer download de um modelo de balancete do Excel:
5 passos para o fechamento contábil mensal
Realizar o Encerramento de Exercício de um determinado período
Separe os dados entre os Ativos e Passivos, lembrando que ativo é tudo que tenho a receber e passivo que tenho a pagar. Os Ativos podem ser: Ativo Circulante, Ativo não circulante, Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizados, Intangíveis, Diferido. Para calcular o Total de Ativos, use a função soma.
Como fazer o controle patrimonial de sua empresa?
Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) Enquanto o Balanço Patrimonial demonstra qual foi a evolução da empresa a respeito dos bens adquiridos e suas obrigações financeiras, o DRE vai mostrar qual é a situação e a relação entre receitas e despesas dentro do período de um ano.
Enquanto o balanço patrimonial faz um levantamento de ativos e passivos, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) traz a relação de receitas e despesas. Dessa forma, a empresa tem um panorama da sua posição patrimonial e financeira em determinado período.
A diferença entre esses dois regimes se dá na forma de registro da empresa. ... Como veremos abaixo, o DRE se baseia no regime de competência, mostrando o lucro ou prejuízo da empresa em determinado período de tempo. Já o DFC tem como base o regime de caixa, demonstrando as entradas e saídas de dinheiro da empresa.