22 de setembro de 1792
193 anos
Século XIX. Em 1804, depois de ter sido eleito cônsul vitalício em plebiscito, Napoleão foi coroado imperador dos franceses e instaurou um regime monárquico, embora inspirado nos princípios da revolução. ... Napoleão foi vencido em Leipzig em 1813, o que precipitou a queda do império.
A Comuna de Paris foi considerada a primeira experiência histórica de governo popular. ... A criação da Comuna de Paris ocorreu no contexto da Guerra Franco-Prussiana, que vigorou entre 1870 e 1871, resultando na vitória da Prússia e na unificação dos estados germânicos, dando origem ao Reich (Império) Alemão.
A Comuna de Paris foi uma tentativa de implantação de um governo socialista ocorrida entre março e maio de 1871. O contexto era de profunda instabilidade na França, uma vez que Napoleão III havia acado de se render na guerra Franco-Prussiana. A população revoltada tomou o poder e estabeleceu a comuna.
A Comuna de Paris de 1871 foi a primeira experiência de governo proletário da história. Mesmo ocorrida há 140 anos, ela continua atual, e seu estudo e conhecimento, associados aos de outras revoluções, contribuem para desnudar conhecidas e velhas falácias de fim da história.
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
Com o imperador preso, os franceses formaram um governo provisório após a proclamação da Segunda República. Adolphe Thiers, representante da burguesia, liderou o novo governo francês e propôs um acordo de paz com a Prússia. A população não concordou e rebelou-se contra Thiers montando barricadas nas ruas.
A Comuna de Paris durou apenas 71 dias, mas de fato foi a primeira experiência socialista que já houve no mundo. Ela ocorreu após o processo de unificação alemão, onde Napoleão III (Sobrinho-neto de Bonaparte), foi derrotado pelo exército de Otto Von Bismarck.
Revolução de 1848 - Movimentos revolucionários populares no mundo. O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos.
Como ocorrera em 1830, o movimento de 1848 influenciou outras regiões da Europa. Nesse movimento encontraram-se as três grandes ideologias que nortearam a vida social e intelectual europeia no século XIX: socialismo, liberalismo e nacionalismo.
Revolução Francesa de 1848, às vezes conhecida como a Revolução de Fevereiro, foi uma onda de revoluções em 1848 na Europa. Na França, os eventos revolucionários encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa.
Em 20 de dezembro, procedeu a um plebiscito: 7 500 000 sufrágios ratificaram o Golpe de Estado. Luís Napoleão ganhou poderes para elaborar uma nova Constituição, que o transformou num cônsul, como o tio, dando-lhe poder ditatorial por dez anos, e restabeleceu o sufrágio universal, entre outras medidas.
A Revolução de 1848 No ano de 1830, os franceses extinguiram os anseios da restauração monárquica ao expulsarem a dinastia Bourbon do poder. Em seu lugar, com o expresso apoio da burguesia nacional, Luís Filipe de Orleans assumiu o governo com o claro intuito de firmar os avanços liberais na Constituição Francesa.
Com o fim da Era Napoleônica, a França assistiu a supremacia dos regimes absolutistas lhe impor o retorno da dinastia Bourbon, sob a tutela do rei Luís XVIII (1814 - 1824).
Diferente da Comuna de Paris, a Revolução Francesa e a Revolução de 1848 foram movimentos burgueses de caráter liberalista, que levavam o caráter da burguesia e da limitação da atuação estatal, além da igualdade formal e maior participação política.
A reação republicana adotada pelo Governo de Thiers se deu através de intensos combates aos “comunardos”, tendo o apoio de tropas prussianas, bombardeando a cidade de Paris.
É possível perceber pelo trecho acima citado a importância que a Comuna de Paris teve para o movimento operário mundial, principalmente por ter sido a primeira experiência de um governo de trabalhadores. ... d) A derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e o cerco das tropas de Bismarck à capital francesa.