Além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, os jogos também desenvolvem funções que vão além do entretenimento. O jogo é social quando estimula os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva á obedecerem às regras e limites do adversário.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.
Os jogos tradicionais estão perdendo espaço em nossa sociedade, apesar da sua grande importância para a infância, por desenvolver a personalidade, a realidade, o simbolismo, a motivação, a criação de novas idéias, contato com a cultura e socialização, além do desenvolvimento integral do individuo.
A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento.
Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (RCNE, 1998, p. 22).
Basquete:Coordenação, velocidade e flexibilidade. Voleibol: Velocidade, força e resistência. Futebol: Coordenação, força, resistência, flexibilidade e agilidade. Corrida: Velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.
Capacidade biomotora é cada um dos componentes físicos desenvolvidos pelo corpo. De acordo com Bompa (2002), a combinação entre força, velocidade, resistência, coordenação, flexibilidade e equilíbrio é fundamental para o sucesso nas atividades motoras e interligar essas seis ações é o objetivo do TF.
Capacidades condicionais são desempenhadas através de valências, gerando energia, funções metabólicas e desenvolvimento muscular. Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.
Resposta. Resposta:capacidades condicionantes, também conhecidas como condicionais, e capacidades coordenativas.