Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero – além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.
Alguns tipos de hortelã
A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.
Espécies
A hortelã tem sabor forte e ardido. ... Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã. Amplamente utilizada como tempero, ela é suave e refrescante. Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado.
Mentha piperita (HORTELÃ): tem sabor forte e ardido, geralmente é usado para dar sabor a pastas de dentes, balas, chicletes etc. ... O segredo está em uma substância química presente na composição do sabor. O mentol, cuja fórmula está representada a seguir, está presente em balas sabor menta e hortelã.
A menta também é um ótimo alimento para fortalecer a imunidade, pois ela é rica em diversas vitaminas como as do complexo B, vitamina C, D e E e também é fonte de minerais como cálcio e fósforo. Essas vitaminas e minerais ajudam a proteger o corpo de infecções e inflamações.
A Hortelã-pimenta pode ser usada na forma de chá com folhas frescas, secas ou trituradas da planta ou na forma de tinturas, de cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele. Veja algumas receitas de chá com esta planta.
O Óleo de Menta Piperita 20ml, pode ser usado no tratamento da síndrome do intestino irritável e demais afeções do trato gastrointestinal, como indigestão, diarreia, cólicas gastrointestinais, enjoos, azias e afins.
A hortelã tem um sabor mais forte, usado em balas, pastas de dente e remédios fitoterápicos. As duas crescem facilmente em qualquer espaço, por isso fica fácil plantá-las no jardim de casa ou até mesmo em um vaso na cozinha, junto com outros temperos. Assim você pode tirar algumas folhas frescas na hora de usar.
Na fitoterapia a menta é considerada como antiespasmódico e antinevrálgico. NA CULINÁRIA: É pouco utilizada na cozinha francesa clássica. Pode ser utilizada em molhos como pepino com iogurte e saladas, principalmente de tomate e vinagrete.
A hortelã-pimenta é usada para dar sabor a sorvetes, doces, conservas de frutas, bebidas alcoólicas, gomas de mascar, pasta de dente e alguns xampus, sabonetes e produtos para a pele.
Receitas com hortelã: 50 opções doces e salgadas
Fonte de proteína e fibra, a hortelã é rica em vitamina B, vitamina C, vitamina D e diversos minerais, como sódio, ferro, magnésio e potássio. Mastigar folhas de hortelã pode também auxiliar na prevenção do mau hálito e complicações bucais.
Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta
L. A Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento (reprodução sexuada - troca genética) entre Mentha aquatica e Mentha spicata . É usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.
Modo de preparo: Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
porém, a hortelã também é excelente para a saúde capilar! Ela regular o pH do couro, ajuda a evitar (e até tratar) a queda de cabelo e caspa.