Durante uma sprint acontecem uma série de cerimônias, responsáveis por garantir a transparência (geralmente através da comunicação, mas também envolvendo artefatos) e proporcionar momentos de inspeção e adaptação tal qual pregam os pilares do Scrum.
As cerimônias são:
Ele age como um coach para o Time Scrum, tirando qualquer dúvida e ajudando a resolver problemas que podem aparecer, e também para o Product Owner, para que ele consiga ter uma boa visão do objetivo e como priorizar certas informações no Scrum Backlog de acordo com sua importância.
Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
Esta é a “Definição de Pronto” para o Time Scrum e é usada para assegurar quando o trabalho está completado no Incremento do produto. A mesma Definição de Pronto se aplica a cada item do Backlog da Sprint e ao Incremento do Produto como um todo, que é o conjunto dos itens desenvolvidos na Sprint.
O incremento é a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as Sprints anteriores. Responsável: Time de Desenvolvimento.
substantivo masculino Crescimento, desenvolvimento ou acréscimo; ação de desenvolver ou aumentar alguma coisa: um incremento nas verbas para a educação ajudará a população. [Por Extensão] O que se aumenta; o que serve para desenvolver alguma coisa. [Matemática] A quantidade acrescentada numa variável.
O Product Owner. Que frase melhor descreve a principal responsabilidade do Product Owner? Gerenciar o projeto garantindo que o trabalho esteja de acordo com os compromissos estabelecidos com os clientes do projeto. Otimizar o retorno sobre o investimento do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento.
Como foi dito, backlog, também conhecido como backlog de produto ou “product backlog”, é uma lista que contém breves descrições de todas as funcionalidades desejadas para um produto específico ainda não atribuídas a um responsável.
Como fazer o Product Backlog
Backlog refere-se a um log (resumo histórico) de acumulação de trabalho num determinado intervalo de tempo. Backlog é uma espécie de estoque de folhas de requisições/encomendas relativas a produtos ainda não produzidos. Grosso modo, backlog é uma "pilha de pedidos" em espera.
6 dicas para priorizar o backlog do seu produto
Um ponto importante a ser mencionado é que a priorização do Backlog acontece a todo momento, não somente no início do projeto. Essa é uma das características que torna o Scrum tão adaptável.
Os itens de Backlog de Produto são ordenados com base no valor comercial. Essa priorização deve ser feita de forma que, quanto maior for um item, mais cedo ele será entregue pela equipe de desenvolvimento.
O cálculo do Backlog se dá através da divisão das horas trabalhadas por colaborador, em cada tipo de ordem de serviço, pelas horas disponíveis de trabalho. Explico melhor: as horas trabalhadas por cada colaborador são representadas por HH, ou seja, hora-homem.
O backlog pode ser reduzido basicamente com dois tipos de iniciativas: tecnologia e planejamento. O primeiro item se refere à capacidade da gestão de separar tarefas atuais das atrasadas, definir prioridades e determinar o tempo de execução de cada uma delas.
Backlog Decrescente Quanto menor a demanda de serviços, menor será o seu lucro e maior será o tempo ocioso dos seus colaboradores. Um backlog decrescente é representado da seguinte maneira se disposto em um gráfico: Quando ele está decaindo, o gerente deverá tomar medidas para evitar ociosidade.
A fórmula para cálculo do OEE é bem simples:
Cada um desses pontos tem uma fórmula própria, e é com esses valores individuais que o OEE é calculado:
No primeiro, o valor agregado (VA) – tarefas realizadas até o momento, aquilo que você de fato agregou ao projeto no período, dividido pelo custo decorrido (CR – Custo Real) destas atividades. Desta maneira temos: IDC = VA/CR. O segundo índice é calculado através da fórmula: IDP = VA/VP.