O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
A flor de laranjeira (Citrus sinensis L. Osbeck) é altamente atrativa e a planta é de polinização cruzada, cujos maiores polinizadores são as abelhas. Com a polinização por insetos, principalmente, as abelhas Apis mellifera L. a laranjeira produz frutos em maior quantidade e de melhor qualidade.
O mel é produzido quando as abelhas visitam as flores das laranjeiras para a coleta do néctar, visto que ele transmite ao homem o princípio ativo das flores e o efeito terapêutico.
As flores da laranjeira possuem um aroma maravilhoso. As flores são usadas para fazer águas aromatizadas. ... A planta da laranjeira possui óleos com essências aromáticas nas suas células: casca fruto, folhas, flores ( e toda família dos cítricos) e é muito usada na aromaterapia e gastronomia.
“Ele é muito saboroso e é bastante usado em drinks, como tempero, em receitas de mousse, mas um doce que é delicioso é um feito com a casca do limão. ... “O limão imperial, diferente dos outros, não cai quando está pronto para consumo. Ele é bem resistente e permanece muito tempo no pé.
três anos
Com o plantio irrigado numa área de quatro hectares e 750 pés de limão, a produção chega a quatro toneladas do fruto por mês e pode produzir o ano todo. O produtor Francisco aprendeu a trabalhar com a cultura na prática e hoje pode ser considerado um grande aprendiz no cultivo do limão Tahiti.
ou melhor, o limão-taiti, é das mais preco- ces, produzindo a partir do terceiro ano. Na Região do Recôncavo, na Bahia, um pomar com quatro anos de idade rende, em média, 300 frutos por planta (30 kg), ou 107 mil frutos por hectare.
“É importante respeitar um espaçamento entre as mudas, que deve ser de, em média, sete metros por cinco metros, para garantir ventilação e iluminação quando os limoeiros estiverem grandes”.