A criatividade está ligada à capacidade de compreender o mercado e propor soluções que valorizem a marca. ... A cultura da inovação dentro da empresa leva à identificação das necessidades do mercado, dos erros e acertos táticos e novas soluções que atendam ao público consumidor, cada vez mais exigente.
Aliar prazer e produtividade no trabalho é possível. A criatividade ajuda a encontrar processos e resultados inovadores que, na grande maioria das vezes, ajuda a melhorar o resultado pretendido com o esforço.
Em todas as suas definições, a tecnologia é também um reflexo da criatividade. Desde a elaboração de técnicas e ferramentas primitivas até a sua forma atual, atrelada ao desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, plataformas digitais e a otimização de processos industriais complexos.
Criatividade é a capacidade de gerar ideias novas e úteis e inovação é a implementação bem-sucedida dessas ideias. Com isso em mente, a revolução digital produziu claramente um grande número de produtos e serviços inovadores. ... Portando, a tecnologia nos deu espaço para explorar a nossa criatividade.
A criatividade é o momento em que reunimos as referências, idealizamos um produto e até o desenhamos. Porém, se ele não é colocado em prática, é apenas um produto criativo. Já a inovação acontece quando a ideia é colocada em prática. Assim, ela gera valor.
Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeja suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para o restante da sociedade.
5 dicas para aumentar sua capacidade de inovação
Certifique-se de que cada colaborador seja incentivado a compartilhar os seus insights. Crie espaços dentro das reuniões rotineiras para discutir a inovação. Seja intransigente com os julgamentos e deboches às ideias dos outros. Certifique-se de todos os líderes da empresa também estimulem a inovação.
Inovar oferece às empresas vantagens para entrar mais rapidamente em mercados existentes, se relacionar com mercados em desenvolvimento e até mesmo criar seus próprios mercados. ... Também é possível conquistar uma diferenciação de mercado, por meio de melhoria na experiência dos clientes.
A capacidade de inovação é a capacidade empresarial de transformar de forma sistêmica recursos internos e externos em tipos de inovações que beneficiam tanto a empresa como seus stakeholders.
“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.” O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. ... Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de suprimentos.
Mas é fácil reconhecer: a Inovação Aberta busca ideias, insights e novos modelos de negócios dentro e fora da empresa. Já a inovação fechada não compartilha as informações com o mercado externo, e deixa a inteligência da organização somente ao próprio setor de inovação.
Cultura de inovação é trabalho de todos Em vez de forçar times a seguirem processos engessados, incentive-os a descobrir novas formas de fazer as coisas. A inovação não é realizada apenas em laboratórios e no desenvolvimento dos produtos. Deve estar presente em todos os departamentos, processos, serviços e parcerias.
Como implementar a cultura da inovação na empresa?
Para inovar é necessário modificar a mentalidade de uma empresa ou até reforçar aquilo que se acredita e que se passa para o consumidor e acima de tudo quebrar paradigmas, o que não se consegue copiando ou viver importando.