O músculo vasto medial obliquo (VMO) desempenha importante papel na estabilização medial da patela. No entanto, o padrão de recrutamento dos componentes laterais, o músculo vasto lateral longo (VLL) e vasto lateral obliquo (VLO) não está estabelecido.
Como o nome indica, a principal função do levantador da escápula (elevador da omoplata) é a elevação da escápula (omoplata). ... Se a escápula estiver fixa, uma contração do levantador da escápula leva a uma dobra da coluna vertebral cervical para o lado (flexão lateral), e estabiliza a coluna vertebral durante a rotação.
O músculo esplênio da cabeça se estende dos processos espinhosos das últimas vértebras cervicais e das três primeiras vértebras torácicas até os ossos occipital e temporal do crânio. Como resultado, atua como extensor e flexor lateral do pescoço, e auxilia na sua rotação.
Músculos que atuam na Escápula
O músculo subescapular encontra-se na fossa subescapular da escápula, ou seja, na face costal ou anterior. Apresenta uma forma triangular.
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
O diagnóstico da discinesia escapular é feito com base no exame clínico constituído por inspeção da posição escapular durante o repouso e do comportamento da escápula durante a elevação do membro superior.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.
No caso do exame de Raio-X de Omoplata ou Escápula, avalia-se a omoplata e/ou escápula, que compõem a articulação do ombro, permitindo uma série de movimentos do braço. A omoplata é um grande osso localizado na porção superior do dorso.
Artrite ou artrose Uma dor localizada na altura da omoplata também pode ser sinal de um desgaste da articulação do ombro (artrose) ou sua inflamação (artrite). Em caso de artrite, há risco de irradiação até a omoplata e surgimento de dores crônicas e intensas na região escapular.
A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.