O remédio para bronquite felina é a principal forma de tratamento da doença. Dependendo da gravidade, o gatinho será tratado com uma combinação de corticosteroide (anti-inflamatório esteroidal), por inalador ou pílula, e um broncodilatador para ajudar a abrir as vias aéreas.
Ver um gato tossindo não é comum. Isso porque os felinos são animais estoicos, ou seja, não demonstram quando estão sentindo alguma dor ou incômodo. Apesar de ser raro, o gato com tosse pode significar muitas coisas: doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias são algumas das causas mais comuns.
“Por mais que os gatinhos não comam qualquer coisa, estão, sim, suscetíveis a engasgos”, comenta. Isso porque a dificuldade nem sempre ocorre ao alimentar. “Na maioria das vezes, o engasgo ocorre com brinquedos, linhas ou bolas de pelo”, complementa.
Basicamente, em qualquer situação em que o bichano apresenta quadros de vômito com recorrência. Mas, principalmente, em situações em que seu gato vomita mais de uma vez, aparentando indisposição, é muito importante que você leve ele imediatamente para a assistência de um médico veterinário.
No entanto, se o seu gato tenta, tenta, e não consegue eliminar a bola de pelo, fique esperto. Se mais de um dia se passa e ele continua tentando vomitar sem conseguir, é hora de intervir, e talvez até correr pro veterinário.
Aqui estão alguns sinais que podem indicar que um gato está engasgado:
As principais causas são longos períodos de jejum, parasitas ou algum objeto que ele tenha engolido. Já o gato vomitando espuma branca pode ter relação com irritações no sistema digestivo, como a gastrite. O gato vomitando um líquido marrom (e às vezes com pedaços de ração) pode indicar problemas alimentares.
Nariz entupido em cães e gatos pode ser coisa séria! Saiba o que fazer em caso de congestão nasal....Cão ou gato com nariz entupido: o que causa e o que fazer?
RCP em gatos
Nunca deixe que a água entre em seu nariz ou boca; Faça uma compressa fria na cabeça dele para baixar sua temperatura corporal; Massageie as patas: isso ajuda na circulação do animal e reduz o risco de choque; Assim que ele se recuperar, ofereça água fresca e procure atendimento veterinário imediatamente.
Vamos listar então alguns medicamentos de uso humano ou canino que podem ser tóxicos para os gatos dependendo da dose e alguns que devem ser evitados em qualquer dose. Nomes comerciais mais comuns: Tylenol, Naldecon, Sonridor, Cimegripe e Vick Pyrena.
Levamisol (Ascaridil®) Paracetamol (Tylenol®, Anador®); Peroxido de Benzoila — usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®); Piretróide (Antiparasitário como Butox®);
“Trata-se de um analgésico e antipirético. É um fármaco utilizado para diminuir a dor e a febre”, comenta. Assim, dar dipirona para gatos realmente é uma prática comum entre os veterinários. Porém, é necessário cuidado!