62, da Lei nº 8.
Podemos concluir, portanto, que o empenho da despesa, formalizado em documento denominado “nota de empenho”, deverá ser realizado após a homologação do resultado do certame e antes da assinatura do contrato, já que deverá estar indicado no instrumento contratual por tratar-se de garantia do particular quanto ao ...
CONTRATO FACULTATIVO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. A BENEFICIÁRIA DEVE RECEBER O VALOR CONTRATADO À ÉPOCA PREVALECENDO AS REGRAS DO MOMENTO EM QUE O MESMO FOI FIRMADO.
Quem assina o contrato pela Administração Pública (o ordenador da despesa dele decorrente), além de capacidade jurídica, deve dispor também de competência legal para firmar contratos, em nome da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado que representa.
As principais garantias usualmente exigidas pela administração para assegurar o cumprimento de seus contratos são caução, fiança bancária e seguro-garantia.
É obrigatória a publicação resumida dos instrumentos de contratos administrativos que apresentarem algum custo para a administração pública, sendo facultativo quando não houver ônus.