Tíbia: o maior e mais medial osso da perna, formando tanto a articulação do joelho quanto do tornozelo. Ela facilita a sustentação do peso e os movimentos.
O compartimento lateral é produto da articulação do côndilo lateral do fêmur em forma de esfera com o côndilo lateral da tíbia em forma convexa. Esse complexo articular, embora instável, permite que o joelho exerça a flexão-extensão associada às rotações externa e interna.
A osteonecrose do joelho ocorre com maior frequência no côndilo femoral medial, segmento de osso localizado na extremidade inferior do fêmur (fêmur).
Também chamada lesão osteocondral, a lesão condral do joelho nada mais é do que uma lesão na cartilagem. Como a cartilagem é um tecido que tem um baixo potencial regenerativo, as lesões condrais de joelho tendem a aumentar, caso não haja um tratamento adequado.
O tratamento cirúrgico das lesões osteocondrais do tornozelo pode ser dividido em cinco grupos principais de procedimentos: Redução e fixação dos fragmentos osteocondrais. Estimulação da medular óssea. Substituição da cartilagem articular.
Lesões condrais são lesões provocadas por degradação da cartilagem articular, em resposta a estímulos metabólicos, genéticos, vasculares e traumáticos, podendo ocorrer devido a um único episódio de excesso de carga na articulação do joelho ou através de vários episódios cíclicos e de pequena magnitude.
Os principais sintomas são dor e edema no joelho. Pode ocorrer apenas edema pós esforços com dor leve, somente dor sem edema, e em alguns casos, pode não causar sintomas. A queixa do joelho inchar após atividades físicas com dor leve é frequente. Podem ocorrer também estalidos e crepitações.
O edema ósseo não é visível nas radiografias simples normalmente. Pode estar associado ao quadro de desgaste e inflamação nas articulações conhecido como osteoartrose e muitas vezes vem associado com uma pequena falha ou perda da arquitetura do osso e comumente chamada de edema ósseo com fratura subcondral.
Condromalácia ou condropatia é uma doença da cartilagem articular. Condromalácia ou condropatia são termos utilizados para definir a doença da cartilagem articular. A condropatia patelar é também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou mais popularmente como “dor anterior no joelho”.
Geralmente ocorre por desgaste. Esse problema pode surgir através de fraturas de estresse na tíbia ou na fíbula ou por irritações nos músculos ou tecidos na parte inferior da perna. Pode ocorrer em corredores que aumentam a distância ou a intensidade da corrida ou mudam a superfície pela qual correm.
A canelite é a Síndrome do stress tibial medial. Ela gera dor na porção mais interna da tíbia, onde é possível sentir o osso. Já o músculo tibial anterior fica na parte de fora da canela (levante o pé para cima e você vai senti-lo), então um problema nesse músculo gera dor nesta região.
A síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia é popularmente conhecida como “canelite”. Essa síndrome é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos que estão inseridos nesse osso. A canelite é caracterizada por dor na canela, principalmente durante atividades físicas.