EQST

Qual A Fisiopatologia Da Anemia Falciforme?

Qual a fisiopatologia da anemia falciforme? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é a fisiopatologia da anemia falciforme?

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).

Qual é a fisiopatologia da anemia ferropriva?

A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia microcítica. Caracteriza- se pela diminuição do volume corpuscular médio (VCM), geralmente acompanhada pela diminuição da hemoglobina corpuscular média (HCM) e da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), caracterizando a presença de hipocromia associada.

O que são as doenças falciformes?

Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. O QUE É HEMOGLOBINA? Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias).

Como se prevenir da anemia falciforme?

Estes incluem:

  1. Antibióticos preventivos, que podem ajudar a prevenir infecções em crianças pequenas (em alguns casos, a critério do pediatra).
  2. Hidroxiureia, medicamento que ajuda a prevenir episódios de dor.
  3. Transfusões de sangue.
  4. Vitamina do complexo B, chamada ácido fólico (ou folato).