Onicólise refere-se ao descolamento da unha do leito da unha a partir da ponta (distal) ou dos lados. Diz-se ocorrer especialmente no dedo anelar, mas pode ocorrer em qualquer uma das unhas. A causa mais comum de onicólise é a psoríase.
Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.
Se ela ficar muito escura, arroxeada, pode ser um sinal de má circulação. - Unha meio a meio (metade branca/metade vermelha): pode implicar numa doença renal. - Cor ideal: rosa clarinho. Ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, não ter nenhum inchaço, nem pus.
Mergulhe os dedos em um potinho com água morna + sabonete líquido por volta de 3 a 5 minutos. Retire os dedos e, um a um, escove com uma escovinha de unhas toda a pele e unhas. Isso já vai diminuir um pouco da pigmentação.
Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamada de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos, como pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão.
A lúnula, mais conhecida como meia lua da unha, é a parte visível da raiz de nossas unhas. Danos nessa região pode deformar uma unha para sempre. Além disso, mudanças em sua cor podem indicar doenças, ou uma predisposição a elas.