Poder de polícia é a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo exercício de direitos individuais de terceiros. O poder de polícia visa à proteção dos bens, dos direitos, da liberdade, da saúde, do bem-estar econômico.
Muitas pessoas acreditam que as três formas de poder estejam ainda relacionadas com o Poder Judiciário, Executivo e Legislativo. No entanto, alguns estudiosos mostraram que na verdade as três formas de poder estejam associadas aos poderes econômicos, ideológicos e políticos.
Na sociedade, o poder é exercido pelas famílias, empresas privadas e Poder Público como um todo. Na prática, as famílias representam o povo, que tem poder para impor regras dentro de cada grupo social (no convívio familiar) presente na sociedade. As empresas privadas representam o Poder Econômico.
Para Weber poder significa “a probabilidade de impor a própria vontade, dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja a base dessa probabilidade (Weber, 2005)”. Neste caso, o poder envolve a capacidade potencial de impor a vontade e pode se manifestar de maneiras diferentes.
A organização política de poder, é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, ou seja, para ser mais exato, sem a promoção dos direitos e deveres que o cidadão deve cumprir,ou sem um regimento que estabelece seu papel no que tange o convívio social, a nação não se desenvolverá de maneira correta.