- Puerpério imediato – inicia logo após a saída da placenta e dura aproximadamente duas horas. - Puerpério mediato: desde o puerpério imediato até 10º dia. Neste período ocorre a regressão do útero, a loquiação apresenta-se em quantidade moderada para escassa e amarelada.
O puerpério é o período de pós-parto que abrange desde o dia do nascimento até a volta da menstruação da mulher, depois da gravidez, o que pode demorar até 45 dias, dependendo de como é feita da amamentação.
Avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido. Orientar e apoiar a família para a amamentação. Orientar os cuidados básicos com o recém-nascido. Avaliar a interação da mãe com o recém-nascido.
As puérperas de parto cesáreo foram as mais acometidas por complicações. As complicações encontradas são de causas obstétricas diretas, são elas: infecção puerperal, cefaleia pós-raquianestesia, hemorragia puerperal, retenção de restos placentários e atonia uterina.
Experimente também ter mais contato pele a pele com o bebê antes e durante as mamadas para estimular o hormônio ocitocina, que faz fluir o leite. Ou use técnicas de relaxamento, como ouvir uma música bem calma, para diminuir a ansiedade que pode estar afetando sua produção.
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.
Isto porque líquido branco saindo da mama pode ser sintoma inicial de gravidez. Mulheres que são mães e já amamentaram também podem notar o sintoma. É normal sair leite da mama depois de parar de amamentar porque a produção hormonal leva um tempo até que se estabilize.
O processo de voltar à amamentação precisa:
Quando a diferença é muito notada é indicado fazer uma cirurgia de simetrização que pode ser acompanhada de mastopexia, de redução mamária ou inclusão de próteses. O seu médico é quem vai indicar o melhor método para seu caso.