A híbrida não é um enxerto, é uma variedade obtida a partir da sabará - só que ele não sabe qual o cruzamento. Assim como Lucas, a maioria dos produtores tem seus caminhões cheios de jabuticabeiras híbridas. Além do preço dez vezes menor, ela leva a metade do tempo para frutificar, cerca de 5 anos.
O que surpreende é o fato de as plantas terem, em média, 7 anos e terem sido plantadas por semente. Normalmente, mudas de jabuticaba sabará plantadas por semente levam de 10 a 12 anos para frutificar. Na região, diz Maria José, existem jabuticabeiras de 20 anos, originárias de semente, que ainda não produzem.
Variedades
– Ponhema: fruto de porte médio a grande, ideal para a fabricação de doces, geleias e licores;
Existem diversos tipos de jabuticabeiras, como Sabará, Olho de Boi, Anão do Cerrado e Híbrida. ... A jabuticabeira híbrida produz frutos doces e suculentos, várias vezes ao ano. Já as jabuticabeiras híbridas são menores, atingindo até 3 metros, produzem frutos de forma precoce e várias vezes ao ano.
A Jabuticaba Híbrida é a uma das espécie de jabuticabeira mais cultivada no Brasil, por ser uma árvore de porte pequeno, adapta-se muito bem em quintais, chácaras e até mesmo apartamentos. Seus frutos são roxos, quase pretos, a casca é muito fina, pouco resistente e a polpa é branca com um sabor doce e agradável.
Estamos em plena safra da jabuticaba, que normalmente ocorre entre agosto e novembro - em alguns anos, um minicolheita também é feita entre fevereiro e abril. A jabuticaba é original da Mata Atlântica, abundante na região centro-sul do País, entre São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
A época do ano afeta o resultado da enxertia. O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.
O ciclo da lua crescente, da nova até a cheia que é a fase iluminada, Antunes orienta que é bom para fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais, estas que precisam ser replantada a cada ano. No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes.
A lua minguante favorece, por exemplo, os transplantes, a adubação de substratos e o crescimento de raízes. Já a nova favorece a adubação para enraizamento. A lua crescente favorece transplantes, brotos e cortes para brotação.
E as fases da lua? Dizem que o melhor momento é o de Lua minguante, pois nesse período a seiva da planta estaria na raíz. Eu pessoalmente já podei na Minguante, mas hoje escolho fazer a poda anual (ou radical) de inverno não apenas das roseiras, mas de todas as outras, nas luas Nova e Crescente.
lua minguante
Mas, para que elas deem flores vistosas, é preciso ter atenção e cuidados constantes. Um dos segredos para manter as rosas arbustivas saudáveis é a poda radical, que deve ser feita anualmente no período que vai de 21 de junho até o fim de agosto.
Poda anual ou de formação Costuma ser feita uma vez por ano, de preferência entre o final de junho e o começo de julho (nas regiões mais quentes do país) ou no começo de agosto (nas cidades de inverno mais rigoroso).
A época de podar para controlar sua dimensão é no outono ou inverno, quando sua dormência ocorre. Estará sem flores, fica então mais fácil de olhar a muda e não ter pena de cortar cachos de flores.
É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.