Resposta. As arqueobactérias é a designação de um dos reinos de seres vivos, relacionados com as bactérias. ... Apesar do nome (archea em grego significa “antigo”) este grupo de organismos parece ter evoluído a partir de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.
As cianotoxinas podem ser classificadas de acordo com seu mecanismo de ação em: (i) hepatotóxicas, que são as microcistina e nodularinas; (ii) neurotóxicas, representadas pela anatoxina-a, homoanatoxina-a, anatoxina-a(s) e um grande grupo chamado saxitoxinas; (iii) citotóxica, a cilindrospermopsina; e (iv) as ...
As dermatotoxinas, tais como os lipopolissacarídeos (LPS), são produzidos por algas, incluindo as cianobactérias. Dentre os problemas causados pelas cianobactérias estão: a hepatite tóxica e outras hepatotoxicoses, a intoxicação pelas endotoxinas, irritações de pele, diarréia e, até mesmo, câncer.
Floração: é um crescimento excessivo de algas podendo-se observar alterações na coloração da água: manchas de cor vermelha, marrom ou azul-esverdeada. O que causa a ocorrência de florações? O excesso de nutrientes e/ou períodos de calmaria após chuvas ou ventos fortes.
O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.
Eflorescência, florescência, floração algal ou bloom de algas é a proliferação, em um ambiente aquático, de organismos planctônicos, em geral microalgas e cianobactérias, isoladas ou conjuntamente com organismos zooplanctônicos.
O fenômeno de eutrofização e o aumento da temperatura têm sido considerados os maiores responsáveis pelo chamado bloom ou floração. A floração é caracterizada por um aumento descontrolado do fitoplâncton na superfície aquática. Esse aumento do fitoplâncton pode ser observado por mudanças na coloração da água.
As algas unicelulares pertencem ao Reino Protista / Protoctista. São seres unicelulares, eucariontes, autótrofos ou mixotróficos (que podem ser auto/heterótrofos dependendo das condições do meio). Realizam fotossíntese e possuem cloroplastos contendo clorofila e outros pigmentos.
As algas são seres eucariontes, isto é, possuem envoltório nuclear (carioteca) - que separa o material genético dos demais componentes celulares - e compartimentalização interna através das organelas celulares. Além da membrana plasmática, possuem parede celular formada por celulose ou outras substâncias, como ágar.