Os processos digestivos dos nutrientes orgânicos são efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterócitos do delgado, A digestão de macronutrientes orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) é efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestório (SD).
A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago.
Dizemos 3 semanas em média pois é um tempo razoável para o processo inflamatório intestinal cessar e não pq a lactose não estará mais no seu organismo.
Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.
É a forma mais comum de má absorção de lactose e de intolerância. Há ainda a secundária ou adquirida, resultado de lesões no intestino delgado ou de alguma doença, como desnutrição, quimioterapia e cólica ulcerativa. Também pode se apresentar em qualquer idade, mas é mais comum na infância.
Causas, incidência e fatores de risco A intolerância à lactose se apresenta quando o intestino delgado não produz enzima lactase o suficiente. O organismo dos bebês fabrica esta enzima para que eles possam digerir o leite materno.
Como vimos anteriormente, a intolerância pode surgir de diferentes formas, mas consiste basicamente na deficiência do nosso corpo em produzir a enzima lactase, e isso pode ocorrer, sim, em qualquer idade; do desmame à vida adulta.
Pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem substituir o cálcio que viria do leite por outros alimentos e, quando falamos de uma mulher grávida, fazer isso pode ajudar no desenvolvimento saudável do bebê.
Sim. Só não deve tomar leite e alimentos com soro de leite ou leite em sua fórmula. Se os ingerir pode suplementar com a ingestão de lactase, a enzima que inicia a digestão da lactose. É necessária a suplementarão de cálcio durante a gestação e após o parto.
Normalmente um comprimido mastigável por refeição é suficiente. Entretanto, esse modo de uso dependerá da quantidade de alimentos lácteos que será consumida. Diabéticos, gestantes e nutrizes (mães que amamentam) podem utilizar Lacday antes de ingerir alimentos lácteos? Sim.
Por que alguns bebês têm intolerância à lactose? Quando o bebê não produz a quantidade suficiente de lactase ou não a produz, pode-se dizer que ele tem intolerância à lactose. Como mencionado anteriormente, a lactose precisa dessa enzima para que seja digerida. É por isso que os sintomas começam a surgir.
Para alimentar o bebê com intolerância à lactose, garantindo a quantidade de cálcio que ele precisa, é importante oferecer leite e derivados do leite sem lactose e investir nos alimentos ricos em cálcio como brócolis, amêndoa, amendoim e espinafre, se ele já tiver mais de 6 meses.
- Coceira ao redor da boca; - Inchaço dos olhos e lábios; - Tosse, chiado ou falta de ar. - Como alergia à proteína do leite de vaca pode causar diminuição do crescimento devido à má alimentação, sendo importante procurar o médico na presença desses sintomas.
Se a criança já consome outros alimentos, devem ser evitados os derivados de leite. Em caso de intolerância à lactose congênita –é o único caso que impede o aleitamento materno exclusivo. O bebê deve ser alimentado com uma fórmula especial sem lactose, indicada pelo médico.