Viu como é grande? O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.
Em geral, os solos do Cerrado caracterizam-se pela predominância dos Latossolos e pela sua acentuada acidez. ... Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação – lavagem da camada externa do solo pela água das chuvas –, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, mas rico em ferro e alumínio. ... Entretanto, por baixo deste solo de antiga formação, está uma grande reserva de água.
O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa. Os solos desse bioma são geralmente pobres em nutrientes, apresentam coloração avermelhada e alta porosidade.
Resposta. Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.
O solo do cerrado apresenta pH ácido, variando de 4,3 a 6,2. Possui elevado conteúdo de alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes, como o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, matéria orgânica, zinco, argila, compondo-se de caulinita, goetita ou gibsita. O solo é bem drenado, profundo e com camadas de húmus.
Os Latossolos sob vegetação de cerrado são ácidos e pobres em nutrientes. Essa acidez (relacionada ao alumínio tóxico) e a escassez de nutrientes estão entre as principais causas do aparecimento do cerrado como vegetação natural, em vez de floresta (Lepsch, 2011).
Os latossolos são solos minerais, homogêneos (com pouca diferenciação entre horizontes e cor qual homogênea com a profundidade). São normalmente profundos e bem drenados. Outra característica comum é a acidez, requerendo manejo adequado na sua correção e adubação fertilizante.
Os Latossolos Amarelos (LA) são solos desenvolvidos principalmente de sedimentos do Grupo Barreiras, que constitui a faixa sedimentar costeira paralela ao litoral.
Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
A prática utilizada para correção da acidez na camada arável do solo é a calagem. O índice de pH em água a ser atingido, para uma produção de grãos de soja em torno de 3 tlha.
Técnicas para melhorar o solo
As práticas que visam a correção do solo propiciam boas condições para o crescimento radicular, o controle de plantas daninhas, as operações de adubação, o preparo de mudas, colabora para o sucesso do plantio, do estabelecimento e da produtividade da cultura.