O que diferencia os dois grupos é que o carbono citado da carboxila está ligado ao oxigênio por uma ligação dupla , a um OH por uma ligação simples e a algum outro carbono ou cadeia carbonica enquanto o carbono da carbonila de liga apenas ao oxigenio por uma ligação dupla e à cadeia carbônica.
Fenóis
Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. O seu grupo funcional é também o seu composto mais simples, isto é, o hidroxibenzeno, também chamado de benzenol e de fenol comum.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Formol: é uma solução formada pelo metanal e água; Metanal: obtido através da destilação seca da madeira ou industrialmente pela oxidação e/ou desidrogenação do metano.
O formaldeído é uma substância que causa câncer e pode ser encontrada em diversos produtos. O formaldeído é um composto orgânico volátil (VOC) feito a partir do metanol, que é um álcool muito tóxico à saúde. ... Quando está na forma líquida, o formaldeído pode ser chamado de formol.