A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
Os corpos TRANSPARENTES deixam que toda a luz passe, é como se fosse uma janela de vidro, que você pode ver tudo através dela. Os corpos TRANSLÚCIDOS deixam quase toda a luz passe. ... Temos como exemplo aqueles vidros de boxes, em que você vê a imagem toda borrada. Os corpos OPACOS não deixam que a luz passe.
Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis. ... Por este motivo, por exemplo, alguns tipos de vidro, enquanto transparentes no espectro do visível, são fortemente opacos a luz ultravioleta.
Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.
Corpos transparentes são aqueles que permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles. ... Objetos transparentes são aqueles que permitem ver através dele e permitem que a luz passe facilmente. Exemplos destes corpos presentes na região onde moro são: Rios.
1 Que não é transparente; que impede a passagem da luz: “O aposento é iluminado por uma grande lâmpada de gás, cujo globo de cristal opaco filtra uma claridade serena e doce” ( SEN ) . ... 3 por ext Que é compacto ou denso: A mata opaca parecia impenetrável.
Materiais translúcidos permitem que a luz passe através deles apenas difusamente, e então não permitem uma visão completa. Exemplos de materiais translúcidos incluem o vidro fosco, papel, minerais como o quartzo rosa e alguns tipos de âmbar.
Existem basicamente três tipos de meios ópticos, são eles os meios opacos, translúcidos e transparentes.