A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.
Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume da mesma medida do tempo.
Todas as pessoas que estejam dispostas a mudar seus hábitos de vida e sair do sedentarismo podem praticar a ginastica aeróbica. Porem vale sempre lembrar que toda regra possui sua exceção. É fundamental que a pessoa que possui interesse em praticar este tipo de atividade física verifique sua condição de saúde.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) incluiu a Ginástica Aeróbica em seu programa de modalidades esportivas em 1995, surgindo então a possibilidade de um futuro olímpico para a disciplina.
Para preencher essa lacuna estabeleceu-se para o ensino da Ginástica o Método Francês. Mauro Betti (1991) destaca que, dos anos de 1930 até meados da década de 1960, esse foi o método oficial adotado nas escolas brasileiras.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
1), os primór- dios da Ginástica no Brasil decorrem da ini- ciativa de D. Maria Leopoldina e Leopoldina, Imperatriz-Consorte do Brasil, esposa de D. Pedro I. De origem austríaca, ao aportar em nossas terras, “trouxe consigo um grupo pequeno, porém, muito importante forma- do por cientistas e pela sua guarda pessoal.
No Brasil, a ginástica chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. ... Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG).
A Ginástica Acrobática foi introduzida no Rio de Janeiro pela Escola de Aeronáutica que publicou em 1945 um opúsculo baseado no livro americano Laport Renner “The Trumbler's Manual”, com o título “Normas para Instrução de Saltos Acrobáticos Elementares”.
A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.