As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.
A classificação do carbono na cadeia carbônica pode ser em primário, secundário, terciário ou quaternário, dependendo da quantidade de carbonos ligados a ele. A Química estuda a maioria dos compostos, principalmente do elemento carbono.
Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.
O carbono que está a um carbono de distância de um grupo aldeído ou cetona é denominado carbono alfa.
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si. ... Uma das condições necessárias para que a molécula possua atividade óptica é que ela seja assimétrica.
Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão. Quando colocamos uma de nossas mãos em frente ao espelho, a imagem reflete exatamente a mão oposta.