2,43 metros
Quadra Poliesportiva - Espaço: é a quadra conjunta de futsal, vôlei, basquete e handebol. Pode ser construída ocupando espaço recomendado de 700 metros quadrados (20 m x 35 m).
2,43 metros
Os fundamentos básicos da peteca são o saque, utilizado para iniciar o jogo, em que o jogador pode sacar no fundo da quadra. Temos ainda o toque e o deslocamento a fim de possibilitar as jogadas da modalidade. Espero ter ajudado!
Quem começa a brincadeira deve segurar a peteca com uma mão e arremessá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos outros companheiros de jogo. O jogador seguinte arremessa a peteca passando para o outro sem deixar cair. quem não deixou a peteca cair nem uma vez.
O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.
No começo do jogo, os jogadores ficam em um círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador sorteado inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima.
As petecas 1 e 4 são mais caseiras, podem ser utilizadas em um contexto informal como uma brincadeira entre crianças, dado seu desenvolvimento manual e informal mostra a simplicidade empregada na sua prática.
1973
É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.
A história da peteca tem origem na prática recreativa dos índios brasileiros, que a praticavam paralelamente a outras atividades como rituais, festas, cantos e histórias. ... Como foram índios que a inventaram, o nome peteca vem do Tupi, em que pe'teca significa “bater com a mão”.
Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro.
É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.
Se achar mais fácil coloque algumas pedrinhas dentro de uma caixa vazia de fósforo, e enrole com a palha do milho!!! Dentro desse saquinho de folhas você deverá colocar as 4 pedrinhas. Antes de fechar o saquinho coloque uma das capas de espiga de milho lá dentro virada para a parte de cima.
Como fazer
Faça uma bainha – à mão ou à máquina – num dos lados do quadrado e feche-o, formando um tubo. É o tubo onde colocaremos as penas da peteca. Faça dois piques com a tesoura na extremidade oposta à bainha: um na curva oposta à costura, e outro fechando o tubo com os dedos. Você terá três cortes.
Passo a passo:
COMO FAZER ENCHA O SACO PLÁSTICO COM AS FOLHAS DE PAPEL AMASSADAS. AMARRE A PARTE DE CIMA DO SACO EM VOLTA DE SI MESMA E PRENDA-O COM FITA ADESIVA, DEIXANDO UM FURO NO MEIO. AGORA QUE A PETECA DE VOCÊS ESTÁ PRONTA, É SÓ ESCOLHER UM LUGAR E COLOCAR ESSES CORPOS EM ATIVIDADE!
Como fazer
Faça um furo no centro de uma das peças da base e passe a base das tiras enroladas por dentro dela. Com a ajuda de um funil de papel, coloque areia dentro de uma bexiga, dê um nó e corte o excesso. Passe cola de contato nas laterais na outra base da peteca, centralize a bexiga e una as 2 peças com cola para fixar.
Depois peça que amassem uma bola de papel, mais ou menos com duas folhas de revistas ou do tamanho da palma da mão, estimulem elas a amassarem bem o papel fazendo uma bola. depois peça que cada uma coloque no centro do TNT cortado em quadrado e ajude-as a fecha-lás com um laço ou nó com as amarras.
Os alunos da Educação Infantil confeccionaram petecas em sala de aula. A atividade tem a intenção de estimular a coordenação motora fina, que trata-se do movimento realizado com as mãos e os dedos. ... As classes também aprenderam sobre a histórica da peteca, uma brincadeira que passou pelas ruas, grama, areia e quadras.
Significado de Peteca substantivo feminino Pequena bola de pano ou de couro, com um chumaço de penas fortemente preso a um cabo, que os jogadores lançam ao ar, uns para os outros, com a palma da mão. Fazer alguém de peteca, fazer de alguém joguete ou motivo de escárnio.
Como fazer
Documento