Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
Como saber se a empresa tem Inscrição Estadual
Acesse http://www.sintegra.gov.br/, escolha o estado ao qual a empresa pertence, preencha o formulário e pronto! Passo 1: Tela inicial do site. Escolha ao lado direito o estado do CNPJ. Passo 2: Preencha o CNPJ e clique em Consultar (exemplo do Paraná).
Contribuinte Isento é quem realiza atividades sujeitas a tributação do ICMS, mas foi dispensado (ou proibido) de ter uma Inscrição Estadual. Por isso, se você tentar emitir uma NFe ou um CTe para alguém isento, mesmo tendo preenchido o campo da Inscrição Estadual, não conseguirá autorizar o documento.
A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.
Como consultar um CNPJ na Receita Federal?
O Contribuinte Isento é uma pessoa jurídica que pode ou não ter Inscrição Estadual, ou seja, ele está Isento da Contribuição de ICMS. Alguns estados possuem regras de negócio para não permitirem a emissão de Notas Fiscais para Contribuintes Isentos, apenas para Não Contribuintes.
Todas as empresas que comercializam qualquer tipo de produto físico são obrigadas a pagar ICMS e, por isso, precisam ter Inscrição Estadual (IE) para conseguir pagar este imposto.
O contribuinte isento é a pessoa que realiza atividades sujeitas ao ICMS e está dispensado ou proibido de possuir uma inscrição estadual. Você não consegue autorizar uma NF-e para uma pessoa isenta e que o campo da inscrição estadual esteja preenchido. Isto é um forte indício que o destinatário é um não contribuinte.
Alvará e Inscrição Municipal. Antes de emitir a NF, você precisa obrigatoriamente da sua Inscrição Municipal. Infelizmente ninguém explica que para conseguir essa inscrição você precisa de um Alvará.
Para Pessoa Física: Acessar o cadastro do cliente, DESMARCAR Isento e deixar campo Inscrição Estadual vazio. Após isto, salve o cliente, salve a nota e reenvie. Para Pessoa Jurídica: Acessar o cadastro do cliente, DESMARCAR Isento e deixar campo Inscrição Estadual vazio OU informar a inscrição estadual correta.
A nota fiscal ao consumidor deve conter:
O contribuinte isento é a pessoa jurídica que realiza atividades sujeitas ao ICMS, porém, por algum benefício concedido ou por se enquadrar em alguma condição especial, ela está dispensada ou proibida de possuir uma inscrição estadual. ... Um ponto importante é que alguns estados não permitem contribuintes isentos.
Como fazer nota interestadual para pessoa física e com cálculo do Difal?
Deve-se verificar se o Destinatário é realmente Não Contribuinte (tag: indIEDest = 9) e se for, deverá modificar o CST do ICMS informado um dos aceitos na regra de validação 508, que são os CST 00, 20, 40, 41 e 60.
CFOP 6108 -
Para emitir a nota fiscal o MEI deve dirigir-se à Secretaria da Fazenda do Estado ou do Município e solicitar a autorização de impressão da nota fiscal – AIDF. Após conseguir a autorização, procure uma gráfica para confeccionar os talões (blocos) de notas fiscais.