A ética é o que permite o individuo ver de maneira crítica os códigos de uma sociedade, e a moral. É ela que nos permite explicar as regras morais de forma racional.
O que é Ético: Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana. ... Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
Logo, a Ética vem ao meio da sociedade como normas que precisam ser seguidas para que haja uma boa convivência entre os homens. Sua finalidade é orientar a sociedade como um todo sobre os valores e morais a serem seguidos e conservados.
É sempre importante fazer uma análise de como a ética se faz presente em nossa vida, nos dias atuais, pois se observa que certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores procuram nos guiar através de nossas escolhas, ...
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. ... No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos.
A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. ... Assim, o agir com ética auxilia a manter as bases de uma empresa, o engajamento, o orgulho de pertencer e a admiração de todos os públicos de relacionamento, incluindo os clientes.
A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorretos de acordo os valores e crenças de cada época. ... “A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último.
A ética diz respeito ao código de princípios e valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. ... A ética procura prezar aos princípios individuais de cada pessoa, na qual cada grupo tem seus próprios valores, crenças e culturas.
A Ética leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Logo, para ser ético é preciso aprender a ser cidadão, aprender a agir com respeito, honestidade, responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça e não violência.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
No Brasil, é difícil de afirmar que existiu uma postura ética estável. Detecta-se que desde o descobrimento das terras brasileiras, pelos portugueses em 1500, o território brasileiro foi sempre utilizado para exploração financeira, passando assim uma figura do enriquecimento desmedido em detrimento das regras sociais.
A principal função da ética e manter a ordem o respeito e o convívio social. A ética busca julgar o comportamento humano dizendo o que e certo ou errado. a ética se resume nas escolhas que o homem faz.
Em uma sociedade sem ética, em que cada um ignora os direitos e o respeito aos demais, a vida torna-se pior, a sociedade se desequilibra, e todos perdem. Por isso, essa falta de ética tem custado caro aos brasileiros. Seja na falta de investimento público em escolas, na infraestrutura, na saúde ou nas nossas empresas.
Como já destacamos em alguns trechos deste artigo, a falta de ética pode prejudicar o clima organizacional e a harmonia entre os colaboradores, além de reduzir a produtividade e a eficiência. Ou seja, tanto a organização quanto seus funcionários individualmente saem perdendo.
A falta de ética se revela nas mínimas coisas, desde as mentirinhas ditas em casa aos pais, a cola na escola ou nos concursos, o suborno de agentes da po- lícia rodoviária quando alguém é sur- preendido numa infração de trânsito, desviar dinheiros públicos, beneficiar-se de cargos, enganar nos preços, jogar lixo na ...