O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.
Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
Resposta. Resposta: A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
O espaço geografico é construído através de modificações do espaço natural pelo ser humano. O espaço natural é modificado pelo homem com casas, predios, construções.... ai do espaço natural com a modificação dada pelo homem vira um espaço geografico.
O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
Resposta: As cadeias produtivas resultam da crescente divisão do trabalho e maior inderdependência entre os agentes econômicos. Por um lado, as cadeias são criadas pelo processo de desintegração vertical e especialização técnica e social.
Resposta: As relações sociais entre povos antigos davam-se preponderantemente pela diplomacia, pelo comércio e pela guerra propriamente dita, que envolvia conquistas territoriais, dominações e subjugações. ... Quando há comércio e geração de riquezas para ambos os lados, os conflitos tendem a se extinguir.
Organização espacial (sistema ambiental) deve ser caracterizada como entidade organizada na superfície terrestre formada pelos subsistemas físico/natural e antrópico, bem como por suas interações.
O espaço geográfico, concebido enquanto elemento da sociedade, é produzido e correntemente transformado, apresentando diversas formas, funções e características. O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado.
Resposta. O homem destrói o meio ambiente, constrói casas, desmata, realiza queimadas, absorve todos os minerais do subsolo e planta grandes lavouras monocultoras que desgastam o solo. Tudo isso e muito mais contribui para a alteração de espaço geográfico pela ação do homem.
Resposta: O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
Elementos artificiais: São átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório. Exemplo: Cúrio (Cm), Férmio (Fm), Amerício (Am), Berquélio (Bk) e etc.
Essa transformação, nesse contexto, envolve a ação de inúmeros atores sociais, como as indústrias, a agropecuária e muitos outros. No entanto, o principal agente de produção e transformação do espaço geográfico é o Estado.
O principal fator é o tamanho do território brasileiro que ocupada diferentes zonas da terra, e assim possuindo diferentes tipos de climas. O clima é o principal fator de influência da formação da paisagem e por isso existem diferentes tipos de paisagens, porque ocorrem diferentes influências climáticas no Brasil.
O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
O espaço de vivência é aquele habitável, onde os indivíduos podem viver e se formar, como: Escola e Trabalho.
Espaços extrovertidos são aqueles espaços, ou aquela economia, voltada (dos) para o mercado externo. A expressão "espaços extrovertidos" surgiu no período colonial.
Arquipélago econômico é um conjunto de espaços geográficos não determinados que são independentes do país e normalmente são polos industriais. Fabricam e exportam para o exterior, sem ter nenhuma relação nacional. ... A falta de integração interna dos mercados regionais caracterizou o Brasil como o economia arquipélago.
Proponha aos alunos a realização de um levantamento dos seus espaços de vivências (moradia, escola, trabalho, lazer). Registre os nomes desses espaços (por exemplo, na lousa).
Lugar onde você frequenta, mora, igreja, escola e onde você convive com os seus amigos, colegas e familiares.
Para a geografia, chamamos de lugar o nosso espaço de vivência, onde exercemos relações com outras pessoas no dia a dia, cuja paisagem conhecemos e com a qual interagimos. Portanto, algumas paisagens podem ser consideradas lugares para algumas pessoas e não para outras.
Resposta. Para a Geografia,lugar é uma parte ou porção do espaço geográfico. Mas essa parte assume grande significado por ser nosso espaço de vivência,das relações que mantemos com outras pessoas no dia a dia,cuja paisagem conhecemos,dela fazemos parte e com ela interagimos.
Resposta: O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
substantivo feminino Fato de viver, de ter vida; existência.
A Vivência, por seu turno, denota um tempo rápido, pontilhado, cadenciado, a comunicação vista à luz da sociedade de informação. As vivências requerem uma comunicação mais fugaz e efémera, a experiência vivida como algo que não pode esperar, algo que é sentido e imediatamente partilhado ao mundo.