No imperativo afirmativo, a ordem, pedido, convite, conselho, exortação,… é feita através de uma afirmação.
Para a conjugação do verbo no imperativo afirmativo, repete-se a mesma forma do presente do modo indicativo, na 2ª pessoa do singular (tu) e a 2ª pessoa do plural (vós). Deve-se retirar o “s” no final do verbo conjugado e colocar o pronome na frente.
Imperativo afirmativo e Imperativo negativo
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
A oração que possui verbo no modo imperativo afirmativo é: (D) Saia da frente, estou sem freio no carro! Explicação: A forma verbal "saia" está no modo imperativo afirmativo, expressando uma ordem ao interlocutor.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. ... Imperativo - exprime ordens, pedidos. Exemplo: Discurse como ele!
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
Resposta. Resposta: Importa destacar que o modo imperativo só é usado em contextos de interlocução, diferente do indicativo e do subjuntivo. Por isso, o imperativo não possui 1ª pessoa do singular nem 3ª pessoa representada por ele/ela, mas por você.
Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. ... O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO.
O modo indicativo possui os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.