Ela inclui o estudo do desenvolvimento físico-motor da criança, por exemplo, mas também do desenvolvimento das faculdades cognitivas e maturação durante a idade adulta. Além disso, essa área estuda também o papel da interação com o ambiente, como família, amigos e escola durante o desenvolvimento da criança.
Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.
Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem? Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento psíquico e da personalidade, as leis internas desse processo, bem como as causas que dão origem às principais tendências e características psicológicas, nas suas diferentes etapas.
O período formativo (1882-1912) O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver./span>
O desenvolvimento motor da criança sofre influências de uma série de fatores, especialmente as atividades motoras realizadas na escola, no ambiente familiar e na sociedade, que foram os contextos abordados neste estudo.
Em relação aos fatores que influenciam o processo de desenvolvimento, estão os intrínsecos – sexo, composição corporal e doenças e os extrínsecos são nível socioeconômico, influências culturais, ambientais e biológicas, nível de atividade física, nutrição, diferenças étnicas, e de clima e localização geográfica (CAMPOS ...
8) Quais são as questões básicas em que as Teorias do Desenvolvimento Humano se baseiam como fatores que devem ser considerados no desenvolvimento? A genética, as condições físicas da escola e a formação de professores.
O desenvolvimento e crescimento humano podem ser afetados por diversos fatores e/ou condições. Este comprometimento pode ocorrer tanto no período pré quanto pós-natal e são oriundos de fatores internos e externos. Entre os fatores internos estão as influências genéticas e as condições maternais do ambiente pré- natal./span>
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. ... Pesquisadores do desenvolvimento humano concordam que um dos objetos de estudo do psicólogo do desenvolvimento é o estudo das mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos.
Serão apresentadas cinco teorias ou modelos no âmbito do desenvolvimento humano. Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.
o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico./span>
Ambiente: Fatores sócio/culturais, familiares, ambientais, e experiências de vida. Os principais aspectos determinados pelo ambiente são: fenótipo; caráter e valores./span>
Com base em nossas percepções individuais tomamos decisões sobre como vamos nos comportar. ... Fatores internos, como memória, experiência, humor e estresse, e fatores externos, como o ambiente de trabalho, a exposição e a performance, por exemplo, se combinam para influenciar a nossa percepção e as decisões que tomamos./span>
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações:
O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .
A percepção humana é uma ponte de duas vias entre identidades e interações, possuindo, assim, uma característica dinâmica, pois o observador não faz um registro passivo dos acontecimentos externos; ao contrário, ele interfere em todas as fases do processo de percepção, colocando seus próprios dados internos./span>
Esta seletividade é pautada por nossos interesses e experiências anteriores. É esta percepção que nos dá a capacidade de fazer uma “leitura dinâmica” das pessoas que nos rodeiam. Nem sempre esta leitura é precisa e muitas vezes, nos faz ter conclusões bastante imprecisas e negativas sobre a outra pessoa./span>
Visão geral. Percepção seletiva é o processo pelo qual os indivíduos percebem o que querem nas mensagens da mídia enquanto ignoram pontos de vista opostos.
Estágios do Processo perceptivo: Os estágios de informação-processamento são divididos em : atenção da informação e seleção, organização da informação, interpretação da informação e recuperação da informação.
O processo perceptivo envolve três elementos: o indivíduo perceptor, o percebido e o ambiente, fatores muito importantes du- rante os tramites de uma negociação.
As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
No sentido de escolhas, Schiffman e Kanuk (2000) definem “Seleção Perceptiva” como os estímulos que serão considerados na formação da percepção, em meio a estímulos diversos. Krech e Crutchfield (1980) trazem o conhecimento de que a percepção de um indivíduo pode ser diferente de acordo com sua “relação” com o objeto.
O termo usado, o sensações corporais corresponde a forma de referir-se ao corpo no que concerne ao fato deste último constituir um empecilho para a aquisição do saber. ... Palavras-chave: Sensações corporais, Dores, Prazeres, Sentidos, Conhecimento.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
Conceitos de sensação e percepção na psicologia jurídica. “Sensação” e “percepção” constituem um processo contínuo, que se inicia com a recepção do estímulo (interno ou externo ao corpo) até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados./span>
A passagem da sensação para a percepção seria neste caso, um ato realizado pelo intelecto do sujeito do conhecimento, que confere organização e sentido às sensações. Resumindo, para os empiristas, a sensação conduz à percepção como uma síntese passiva, isto é, que depende do objeto exterior.