3. Ataques na Internet
A engenharia social consiste na utilização de técnicas de manipulação para pessoas executarem ações ou divulgarem informações confidenciais. O engenheiro social faz com que pessoas quebrem procedimentos e normas de segurança, seja através de telefonemas, e-mails, sites ou através de pessoas.
O principal vetor de infecção são e-mails maliciosos na forma de campanhas de spam e phishing.
O vetor de ataque é a forma como a infecção chega até o sistema, e uma vez lá dentro, a carga explode e se dissemina. No caso, essa é a grande novidade, a forma e amplitude da propagação da praga. Ou seja, uma coisa é fazer a infecção ao enganar o usuário, por meio de um e-mail de phishing, por exemplo.
Ransomware é um software malicioso que infecta seu computador e exibe mensagens exigindo o pagamento de uma taxa para fazer o sistema voltar a funcionar. Essa classe de malware é um esquema de lucro criminoso, que pode ser instalado por meio de links enganosos em uma mensagem de e-mail, mensagens instantâneas ou sites.
Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) que os cibercriminosos usam para fazer as vítimas pagarem um resgate. Um ataque de ransomware ocorre quando uma pessoa ou organização é vítima de ransomware.