Israel dividida A aclamação de Jeroboão significou a divisão indissolúvel entre Judá (e Benjamim) e as demais 10 tribos, uma vez que o filho de Salomão, Roboão, foi confirmado rei em Jerusalém. Formou-se assim os reinos de Judá, ao sul, com sede em Jerusalém, e Israel, ao norte, com capital em Samaria.
Com a ascensão ao poder do filho de Salomão, Roboão, por volta de 930 a.C., o país se fragmentou em dois reinos: o Reino de Israel (que abrangia as cidades de Siquém e Samaria, no norte, e o Reino de Judá (em cujo território estava Jerusalém), ao sul.
Quando Canaã se separou em dois reinos - Israel e Judá - , se enfraqueceu, pois suas forças não eram suficientes para lutar contra os exércitos Assírios, Babilônicos e Egípcios. O povo de Israel conseguiu sobreviver por mais de 200 anos, quando um poderoso rei assírio, Sargão II, invadiu e destruiu a capital, Samaria.
Roboão governou sobre as outras duas tribos do sul (Reino do Sul), Benjamim e Judá. Tudo isso aconteceu (divisão do reino) devido à permissão de Deus e cumprimento da ira do Senhor contra desobediência de Salomão. Nos reinos de Jeroboão e Roboão a idolatria se alastrou e o povo se contaminava.
Foi após a saída do povo de Israel do Egito, que o Senhor designou a separação da tribo de Levi para servi-lo no sacerdócio, e justamente por terem esta missão não teriam um local específico na terra prometida chamada Canaã. Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.
Após a morte de Salomão, Israel se dividiu em dois grandes reinos: Judá, ao sul, com capital em Jerusalém, que seguiu tendo um descendente de David como rei e Israel, ao norte, que teve durante sua existência de aproximadamente 200 anos cerca de seis dinastias diferentes.
Segundo esta doutrina, Deus governa o mundo, o reino da mão esquerda, através de governos seculares (e, embora este ponto seja frequentemente mal-entendido, também eclesiásticos) por meio da lei, ou seja, pela espada e pela compulsão pela força; e governa o céu, o reino da mão direita e seu reino espiritual, ou seja, ...
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David. ... O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento.
Roboão: Significa "o povo aumentou-se". Reinou em Judá, logo após a separação do povo.
Significado do nome Jeroboão, em hebraico ירבעם, provavelmente significa “o povo contenderá”.
Salomão
Salomão
Jeroboão foi um dos reis de Israel, o primeiro deles. Ele era filho de Zeruá e Nebate, e havia nascido na tribo de Efraim e durante a juventude conviveu e se revoltou contra Salomão (filho e sucessor de Davi, rei de grande sabedoria que escreveu provérbios).
Tirza
915 a.C.
Resposta: Após a morte de Salomão, houve a divisão política e religiosa das tribos e o fim da monarquia unificada. Os hebreus dividiram-se em Dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobaão. ... Duas tribos do sul e formaram o Reino Judá, liderados por Reoboão, filho de Salomão (924 a.C.).
Salomão faleceu em Jerusalém, provavelmente em 930 a.C. Após sua morte, a Palestina se dividiu em dois reinos.
No leito de morte, Davi entrega coroa a Salomão e morre em paz - RecordTV - R7 Rei Davi.
O rei Salomão foi o último governante de Israel como um reino unido . Ele morreu de causas naturais com cerca de 80 anos de idade. Após a morte de Salomão, seu filho, Roboão assume o trono.
O rei Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba. O rei Salomão governou sobre Israel aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Salomão é conhecido por sua sabedoria, e por ter sido o rei que construiu o primeiro Templo de Jerusalém.
A maldição. Simei foi se encontrar com David e começou a amaldiçoá-lo e jogar pedras nele e em seus oficiais. Ele disse que Deus entregou o reino a Absalão e ficou chamando ele de criminoso, além de ter falado que Deus castigou-o por ter matado as pessoas da família de Saul.
Urias, o hitita ou heteu (Em hebraico: אוריה החתי) foi um soldado do exército do Rei Davi citado no Velho Testamento. Foi marido de Betsabá e morreu depois que o Rei Davi ordenou a seus soldados que recuassem, deixando Urias sozinho na linha de frente de uma batalha contra os amonitas.
Abiathar ou Abiatar, (Pai de abundância ou Meu pai é grande), filho de Aimeleque, foi o único sobrevivente da Chacina em Nobe, onde Doegue, criado de Saul, matou 85 sacerdotes. Foi um Sumo Sacerdote de Israel, exilado por Salomão por ter favorecido, depois da morte de David, as pretensões de Adonias ao trono de Israel.
Através do ato de pegar nas pontas do altar, os israelitas se colocavam sob a proteção da graça salvadora e auxiliadora de Deus. O altar era um local de santuário bem como de ofertas, e os ofensores que se agarravam à suas pontas estavam seguros contra todo mal.
Os Chifres do Altar representavam a Ira Divina. Toda vez que animal era imolado, o sacerdote tomava parte do seu sangue, com o dedo polegar da mão direita, e esfregava aquele sangue nas pontas dos chifres.
O Altar é o lugar onde Deus escolhe para que seus filhos O adorem. O Altar é feito de pedras brutas para que a fonte da adoração comece em Deus e termine em Deus. Ele serve também para apresentar o nosso sacrifício a Deus.